Notícias do EstadoPolítica

Marcelo Freixo e Cesar Maia anunciam chapa para o governo do Rio de Janeiro

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) e o vereador Cesar Maia (PSDB) anunciaram na tarde desta quarta-feira a formação da chapa que vai concorrer ao governo do estado nas eleições de 2 de outubro. O evento foi realizado no Hotel Nacional, em São Conrado, e confirmou o nome de Cesar Maia como pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Marcelo Freixo.

O presidente da Federação PSDB/Cidadania-RJ, Rodrigo Maia, foi o responsável por conduzir a cerimônia que contou com a presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, do presidente do PT-RJ, João Maurício, o Joãozinho, das deputadas federais Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PCdoB), além de Wesley Diógenes, da Rede, e Carla Piranda, do PV. O Psol e o Cidadania também compõem a aliança que pela primeira vez reunirá oito partidos do campo progressista no Rio de Janeiro (PT, PSB, PCdoB, PV, PSDB, PSOL e Cidadania e Rede)

“Quando os deputados Rodrigo Maia e Marcelo Freixo me convidaram para compor a chapa de governador como vice, disse que independentemente de lugar, eu votaria no Freixo, como eu já havia feito nos dois turnos de 2016”, afirmou o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, referindo-se ao pleito municipal daquele ano.

Ele explicou que as eleições para Presidente da República e para Governador são conectadas pela importância que representam para a defesa da democracia. O deputado federal Rodrigo Maia complementou: “Nas nossas avaliações, aquele que tem trabalhado melhor e trabalhado com coragem para agregar é o deputado Marcelo Freixo.”

Para o pré-candidato do PSB a governador, Marcelo Freixo, “essa não é uma aliança fisiológica.” E explicou: “Ninguém aqui sentou à mesa para conversar sobre distribuição de cargos. Nos reunimos nessa aliança falando de sonho e de projetos para o Estado. Nosso diferencial é trabalhar com gente competente. Tenho muito respeito por todos e por nossa formação.”

Freixo frisou que essa união não será para “disputar somente uma eleição”. Na sequência, disse: “Estamos nos organizando para mudar a história do Rio e isso é muito grande. Essa é a eleição mais importante da nossa história.”

O candidato e atual deputado federal Marcelo Freixo ressaltou que essa é “a maior aliança que o campo democrático já fez na história do Rio de Janeiro” e que a parceria com Cesar Maia o emociona. “Estamos trazendo para a chapa uma pessoa que fez política a vida inteira com honra, e isso não é um detalhe, não é lateral. O Rio de Janeiro precisa, nesse momento, de uma aliança política calcada na honra. Isso é decisivo para mudar a história política do nosso Estado.”

Resgatar a história de Cesar Maia é, para ele, fundamental. Maia foi deputado constituinte, “estava presente na elaboração da Constituição cidadã, essa Carta que foi a grande resposta à ditadura e trazer o Cesar é, além de tudo, trazer amor e trazer uma luta histórica e simbólica tão importante para o Rio e para o Brasil.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo