Notícias de Maricá

Maricá: Prefeitura credencia creches para receber alunos da primeira infância

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, abriu processo para credenciamento de instituições privadas do município interessadas em integrar o Projeto Primeira Infância. Lançado em junho, o programa tem o objetivo de conceder bolsas integrais a crianças de 0 a 3 anos inscritas e ainda não contempladas por vagas na pré-matrícula da rede pública municipal.

As matrículas são efetuadas online pelo Sistema Matrícula Inteligente no site http://ecidadeonline.marica.rj.gov.br/matriculainteligente/. As crianças com idades para o berçário I (0 a 4 meses), berçário II (1 ano a 1 ano e 11 meses), maternal I (2 anos) e maternal II (3 anos) serão direcionadas a instituições de ensino privado e receberão gratuitamente alimentação e dois kits de uniforme completo.

A primeira a aderir ao programa foi a creche escola Nana Neném, localizada em Itaipuaçu, que vai efetuar a matrícula de 82 crianças alocadas do Sistema Matrícula Inteligente.

“O momento é um marco crucial na implementação dessa política pública que visa a garantia do direito à educação e ao desenvolvimento integral da criança por meio da educação infantil”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Costa.

Conforme as instituições de ensino vão sendo credenciadas, o sistema encaminhará os alunos para as unidades privadas, da mesma forma que direciona para uma instituição municipal. Após o encaminhamento, os responsáveis terão um prazo para se dirigir à instituição de ensino e efetivar a matrícula do aluno.

Atualmente, a rede municipal possui 32 unidades que atendem a 2.700 alunos nesta fase da educação infantil, cumprindo as metas previstas no Plano Nacional e Municipal de Educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo