Notícias de Maricá

Maricá promove Circuito Gastronômico de Frutos do Mar a partir desta sexta (26)

A Prefeitura de Maricá promove, a partir desta sexta-feira (26/08), o Circuito Gastronômico de Frutos do Mar em 20 restaurantes selecionados em toda a cidade, onde o público poderá saborear deliciosas receitas até o dia 11/09. Ação acontece após o sucesso do Festival de Frutos do Mar, na Orla de Guaratiba, realizado no último fim de semana. O circuito tem coordenação da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e das secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca, Promoção e Projetos Especiais e Turismo.

“Maricá tem um grande potencial gastronômico. É uma área em que estão se profissionalizando, se qualificando e se preparando cada vez mais para receber os turistas e os moradores que não precisam ir para outras cidades em busca de bons restaurantes. Tudo faz parte da estratégia que faz o dinheiro circular na cidade, com o maricaense gastando aqui no comércio local, gerando mais empregos, mais renda e mais qualidade de vida para nosso povo”, ressaltou o presidente da Codemar, Olavo Noleto.

Estabelecimentos participantes em todas as regiões da cidade

O chef e proprietário do Restaurante do Alexandre, em Araçatiba, Alexandre Pietrobom, participante do circuito, afirma que estar nesses festivais é importante para o restaurante e para o chef, já que oferece visibilidade para os estabelecimentos e proporciona ao público a oportunidade de conhecer as receitas. O chef preparou três receitas de pratos principais: Talharim aos quatro queijos com camarão, sopa Leão Veloso e Camarão ao alho e óleo.

“Criei o Talharim especialmente para o Festival de Frutos do Mar. Essa receita, não tenho no meu cardápio. Temos que bater palmas para todos os restaurantes participantes, pois todos se esforçaram para trazer pratos maravilhosos para atrair clientes de diversas regiões”, disse Alexandre.

Outro estabelecimento participante é o restaurante Do Porto, que oferece o “Sabores da Serra”, uma receita autoral, com filé de truta grelhado, purê de queijos e batata, e farofa de panko. O empresário Marwyn Porto, ao lado da chef de cozinha Carolina Porto, apresentam esses outros diversos pratos autorais no circuito.

“Nós participamos do Festival de Inverno, com um prato bem diferente, que foi um sucesso. Então, a expectativa para esse também é muito boa. Nós temos 12 pratos autorais no cardápio e buscamos sempre utilizar ingredientes que nós mesmos produzimos ou de produtores locais, para sempre termos produtos frescos”, explicou Marwyn.

A chef Lili Gomes, do Kabana 92, em Cordeirinho, preparou uma Paella para o público degustar no Circuito Gastronômico de Frutos do Mar. Segundo ela, a ideia foi trazer um prato clássico da culinária espanhola, com frescor diferenciado e uma bela apresentação. “Consideramos uma festa participar dos festivais gastronômicos. É uma oportunidade de mostrar aos maricaenses e aos turistas que estamos focados na evolução constante da nossa gastronomia”, reiterou Lili.

Confira a lista de restaurantes participantes:

Aleixo – Lagoa de Araçatiba
Alijó Restaurante e Churrascaria – Itaipuaçu
Casa Coral Beach – Praia de Itaipuaçu
Di Itália – Itaipuaçu
Divinus – Barra de Maricá
Do Porto Gastronomia – Barra de Maricá
Empanada Chilena LTDA – Itaipuaçu
K2 Beach Club – Guaratiba
Kabana 92 – Cordeirinho
Malagueta – Itaipuaçu
Massas Freitas – Centro de Maricá
O Alfacinha – Itaipuaçu
Petiscaria Estrela do Mar – Itaipuaçu
Pousada e Restaurante Potigua – Cordeirinho
Quiosque 2 Gomes – Barra de Maricá
Restaurante do Alexandre – Araçatiba
Sítio Sonho Meu – Itaocaia Valley
Taberna da Nonna – Centro de Maricá
Toca do Vovô – Barra de Maricá
Trifásico – Centro de Maricá

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo