Notícias de MaricáPolítica

Maricá: Quem são os candidatos com relação com a cidade?

Faltam pouco mais de 40 dias para as eleições e é importante que nossos eleitores estejam informados sobre os candidatos que mais possuem relação com a cidade, seja por viver no município ou mesmo ter trabalhado na cidade, exercendo cargo político ou não.

Listamos aqui os candidatos a Deputado Estadual e Deputado Federal, já que os candidatos ao Senado e ao Governo do Estado possuem pouca relação com Maricá.

Deputado Estadual

Um importante cargo legislativo é o de Deputado Estadual. Ele participa das decisões que afetam o dia-a-dia dos cidadãos do Estado do Rio na Alerj. O Deputado Estadual também tem força para cobrar melhorias para o município, como para as áreas de segurança, saneamento básico e até para as rodovias. Atualmente Maricá sofre com a pouca visibilidade que possui no Estado do Rio apesar de ser a cidade que mais cresceu economicamente nos últimos anos.

Candidatos ‘de Maricá’

Renato Machado (13.444) – Nascido e criado em Maricá, Renato Machado foi construtor durante sua vida profissional antes de trabalhar com Fabiano Horta. Exerceu o cargo de Secretário de Governo e presidente da Somar em Maricá. É tido como o candidato do prefeito do município, que quer Maricá forte na Alerj.

Zeidan (13.103) – Zeidan é atualmente deputada e busca sua reeleição. Tem o apoio de pequena parte dos vereadores, mas seu grande apoio vêm do ex-marido Quaquá (ex-prefeito). A deputada tem forte representatividade com as mulheres, tendo sido relatora da CPI do feminicídio.

Hélcio Ângelo (11.000) – Morador de Maricá, Hélcio exerceu o cargo de deputado estadual em 2013 e nesse período fez indicações como o batalhão da PM para a cidade, UPA para Ponta Negra, recapeamento da RJ-106, FAETEC, entre outras, mas nenhuma foi atendida pelo Governo do Estado. Também foi candidato a prefeito em 2012, obtendo 2.207 votos.

Guilherme Delaroli (22.222) – O irmão do prefeito de Itaboraí Marcelo Delaroli, Guilherme foi policial militar e atuou na PATAMO por muitos anos em Maricá. Atualmente junto com o irmão em Itaboraí, Guilherme é filho do ex-vereador de Maricá José Delaroli.

Zali Só Alegria (20.722) – Outro maricaense buscando ser Deputado Estadual é Zali. Ele foi candidato a vereador de Maricá em 2004, 2008, 2012 e 2016, além de também ter concorrido a Deputado Estadual em 2006, ano que obteve a sua melhor votação até o momento: 253 votos.

Zito (55.345) – O ex-prefeito de Duque de Caxias é frequentador assíduo do município. Sua casa em Itaipuaçu recebeu muitas reuniões políticas em 2019, quando ele articulava uma candidatura a prefeito em Maricá.

Jarib do Sítio (70.016) – O ex-candidato a vereador de Maricá em 2020, Jarib do Sítio busca ser mais um representante da cidade na Alerj. É a sua segunda eleição, em 2020, quando foi candidato a vereador, obteve .


Deputado Federal

Ter um representante em Brasília é fundamental para trazer recursos para o município através de emendas ao orçamento. Os deputados federais também tem entradas facilitadas em ministérios e podem solicitar melhorias para Maricá e para o Estado do Rio. Atualmente Maricá não tem nenhum representante, mas possuem candidatos com fortes ligações com o município:

Washington Quaquá (1313) – Ex-prefeito de Maricá (2008-2016), Quaquá busca ser o representante de Maricá na Câmara dos Deputados. Segunda vez tentando se eleger para este cargo, Quaquá teve sua candidatura questionada na Justiça Eleitoral. Quaquá também tem o apoio de Fabiano Horta, que o antecedeu como mandatário da prefeitura de Maricá. Em 2018 Quaquá foi o mais votado do PT com 74.175 mas por estar inelegível, teve seus votos invalidados e não pôde assumir o cargo.

Ricardinho Netuno (1066) – O vereador de Maricá Ricardinho Netuno concorre novamente a Deputado Federal, na primeira tentativa em 2018 obteve 4.500 votos. Ricardinho Netuno tem dois mandatos como vereador de Maricá e atualmente é o único intitulado oposicionista na Câmara de Vereadores do município.

Jean Carlo (3699) – O administrador Jean Carlo, morador de Itaipuaçu há mais de 40 anos, busca pela primeira vez representar a cidade de Maricá em Brasília. Ele já foi candidato a vereador em 2016 quando obteve 53 votos e integrou a chapa do ex-candidato César Augusto à prefeitura de Maricá em 2020, obtendo 3.070 votos.

Algum outro fora da lista? Envie para o nosso Whatsapp no número (21) 96734-5289

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo