ItaipuaçuNotícias de Maricá

Blitz educativa orienta motoristas e pedestres em Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (21/09) uma blitz educativa, em Itaipuaçu, para conscientizar motoristas e pedestres sobre as medidas preventivas para evitar acidentes e mortes no trânsito. Coordenada pela Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, o evento, que integra as ações da Semana Nacional do Trânsito, teve parceria com a Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional e a Operação Lei Seca.

A blitz de trânsito, realizada na Avenida 1, em Itaipuaçu, contou com equipes de educação da Operação Lei Seca, composta por pessoas com deficiência, que orientaram os motoristas sobre a importância do uso do cinto de segurança e do perigo da mistura de bebida alcoólica e volante. O secretário de Trânsito e Engenharia Viária, Marcinho da Construção, relatou que a blitz visa conscientizar a população quanto ao respeito às leis de trânsito.
“Estou muito feliz com esse trabalho de conscientização, pois a receptividade dos motoristas está sendo muito boa. As equipes estão orientando sobre os riscos de acidentes, que acontecem devido ao uso do telefone na direção, embriaguez ao volante, a falta de uso de cinto de segurança, capacetes e equipamentos de segurança. Os agentes da Lei Seca também contam como sofreram os acidentes e se tornaram cadeirantes. Hoje eles vêm aqui para poder trazer os depoimentos deles e trazer essa consciência”, explicou.

O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete, Julio Cesar Veras, destacou que é muito importante que a sociedade aproveite a semana para refletir sobre a necessidade de um trânsito mais consciente e mais responsável. “Essa ação é fundamental, sobretudo em Itaipuaçu, alertando motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Hoje, as secretarias somam forças para salvar vidas“, disse.

Experiências que ajudam a salvar vidas

O agente de educação da Operação Lei Seca, Bruno Dutra, contou que a blitz ajuda a alertar sobre a combinação maléfica entre bebida alcoólica e direção, mas destaca outras ações que também provocam acidentes no trânsito, como o uso de celular.

“Todos os agentes cadeirantes da operação Lei Seca têm algum histórico de álcool e direção, seja ele causador do acidente ou vítima. Contamos nossas histórias diariamente, fazendo com que os condutores possam se conscientizar sobre a importância da prudência e da perícia no trânsito. Na blitz, alertamos sobre os perigos e ajudamos a salvar vidas”, destacou.

A empresária Cintia Souza conta que aprovou a ação e acredita que ajudará a alertar os motoristas sobre o trânsito seguro. “Estou muito feliz de ver uma ação como esta, pois estamos acostumados a andar no bairro e não respeitar as leis, eu mesma estava sem cinto e fui avisada da falta dele. Aqui em Itaipuaçu os acidentes têm sido constantes e, por isso, devemos ficar mais atentos. São essas ações que salvam vidas”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo