ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Guarda Municipal de Maricá salva criança que se engasgou

Juan Goulart socorreu o menino de aproximadamente 2 anos, que havia se engasgado com comida em um restaurante

O guarda municipal Juan Goulart salvou a vida de uma criança de aproximadamente 2 anos que se engasgou ao comer em um restaurante nesta segunda-feira (26/09), na Rua Van Lerbergue (antiga Rua 34), em Itaipuaçu. O servidor da Guarda Municipal de Maricá almoçava com um colega de trabalho, em frente à Subprefeitura do bairro, quando percebeu uma movimentação e ambos foram chamados por clientes para ajudar a socorrer uma criança que chorava no colo da mãe.

Trabalhando há apenas sete meses na Guarda Municipal, o agente de 24 anos realizou técnicas de primeiros socorros para o caso de asfixia, que foram aprendidas durante o curso de capacitação após ser aprovado no concurso público. A manobra consistia em movimentos repetidos na região do estômago da criança até que ele conseguiu fazer expelir o pedaço de comida pela boca.

“Salvar uma vida não tem preço, além do mais de uma pequena criança inocente. A gente não escolhe a hora, nós somos escolhidos. Ver uma mãe entrando em desespero e poder ter salvado uma vida, o filho dela, foi realmente incrível. Uma sensação de servir e de dever cumprido”, disse o guarda municipal.

Goulart contou que outros clientes tentaram iniciar a mesma manobra, mas não fizeram de forma correta porque a criança continuava engasgada e chorando. A comida estava presa e chegou a machucar a garganta do menino. Após expelir o alimento, ele se restabeleceu e parou de chorar. Muito nervosa, a mãe agradeceu a ajuda.

Morador de São Gonçalo, Juan Goulart mudou-se para Itaipuaçu para ficar mais perto do trabalho e da casa dos seus pais e sogros. Na semana passada, o agente foi cedido pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal para atuar na Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), sendo hoje responsável pelo ordenamento do trânsito da Rua Van Lerbergue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo