CulturaNotícias de Maricá

Espetáculo premiado “O Incansável Dom Quixote” chega a Maricá

O Teatro do Centro de Artes e Esportes – CEU de Maricá, na RJ-106 na altura do bairro Mumbuca, recebe nos dias 08 e 09 de outubro o espetáculo “O Incansável Dom Quixote”. A entrada é gratuita, e no domingo haverá tradução em libras.

A adaptação, premiada pelo Edital Retomada Cultural 2, narra a saga de Dom Quixote, o mais valoroso cavaleiro andante que cingiu espada no mundo. Este homem de incomparável coragem e retidão, sempre montado em seu cavalo, Rocinante, e ao lado de seu escudeiro-amigo-braço-direito, Sancho Pança, passa por muitas desventuras, em teste de sua obstinação e coragem. Ele perde batalhas, é gozado, e duvidam de sua saúde mental. No entanto, nada é páreo para o “Cavaleiro da Triste Figura”.

O espetáculo, aclamado pela crítica, já passou pela Argentina, Uruguai, República Dominicana e diversos palcos do Brasil. A partir do humor, “O Incansável Dom Quixote” aborda o existencialismo, o lirismo, o amor e a perversidade, e promove uma reflexão filosófica acerca das motivações que impulsionam cada sujeito.

A adaptação do romance para o palco acontece a partir da performance de Maksin Oliveira, o único ator em cena. Nesta proposta, o ator assume o risco de criar o espetáculo em parceria com o espectador, num constante jogo de contracenação. Tudo se resume a um palco, um ator, a plateia e o jogo.

A concepção cenográfica não poderia deixar de ser minimalista: uma corda delimitando o espaço de jogo, como os bufões, parlapatões, histriões da Europa medieval e instrumentos musicais guardados numa velha maleta, são alguns elementos que o ator utiliza. O figurino remete aos bufões europeus, com a contemporaneidade que a encenação lhe confere; a luz, muito delicada, dá apenas contornos suaves que são preenchidos com o todo da encenação.

Enquanto Maksin Oliveira tem grande experiência com palhaçaria e teatro de rua, a pesquisa de Reinaldo Dutra, diretor da peça, é calcada no teatro físico, na utilização de máscaras e na dança. Essa mistura de históricos e focos investigativos foram fundamentais para a criação de um espetáculo que fosse o mais rico possível dentro de sua simplicidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo