Notícias de Maricá

Maricá: Desmentida fake news sobre cobrança de passagens nos ônibus ‘vermelhinhos’

Após um boato a respeito da possível passagem de cobranças de tarifa nos ônibus da ‘Empresa Pública de Transportes’ (EPT), a Prefeitura de Maricá publicou uma nota enfatizando que, de forma alguma, haverá o fim da gratuidade nos ônibus conhecidos por ‘vermelhinhos’.

“O programa Tarifa Zero para o transporte nos ônibus ‘vermelhinhos’ de Maricá é uma política social permanente da gestão municipal, e toda e qualquer notícia veiculada em contrário a esta afirmação é fake news.
E mais: deixamos claro que, em nenhum — nenhum — momento foi cogitada cobrança da passagem nos ‘vermelhinhos’, sendo gratuito o transporte público desde o início de sua criação em 2014.
A cidade tornou-se referência internacional pela forma como pratica uma economia circular, incluindo a população no orçamento, e propiciando um efeito ganha-ganha no município.” Diz a nota oficial da Prefeitura de Maricá.

A possível cobrança dos vermelhinhos surgiu como um boato após a criação do programa ‘Mumbuca Transporte’, onde moradores estão sendo cadastrados para receber 60 passagens mensais concedidas através de cartões do sistema RioCard. Porém, esse programa visa beneficiar os moradores para utilizar essas passagens nas vans municipais de Maricá, ou seja, para o transporte complementar que sofreu um duro impacto com o avanço da cobertura dos ‘vermelhinhos’ em toda cidade.

Em dezembro de 2014, o ex-prefeito Quaquá inaugurou a EPT com 10 ônibus que circulavam em 10 linhas. Essas linhas chegaram a ser impedidas de circular pela justiça por sobrepor linhas da Viação Nossa Senhora do Amparo, que na época tinha a concessão do transporte.

Porém, no final de 2013 o ex-prefeito Quaquá havia informado que a tarifa seria de R$2,00 e que iria diminuir em 50 centavos a cada ano, até ficar de graça em 2017, porém, no fim de 2014 a prefeitura de Maricá anunciou que a tarifa seria zero desde o início da circulação das primeiras linhas da EPT.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo