Notícias de Maricá

Maricá: Banhista se queima com ‘Caravela Portuguesa’

Um banhista teve uma queimadura causada por uma ‘Caravela Portuguesa’, animal marinho que se assemelha a uma água-viva e possui tentáculos com toxinas. O caso aconteceu na praia de Cordeirinho, em Maricá, no último fim de semana.

A caravela-portuguesa é um animal com tentáculos que se parece com a água-viva. Há algum tempo, uma menina se queimou brincando na praia e o Centro de Intoxicações da UFRJ indicou a aplicação de vinagre nas queimaduras, já que a Caravela-Portuguesa, assim como a água-viva, libera uma toxina urticante, que provoca queimaduras e pode causar choque anafilático caso a queimadura não seja tratada.

Vale alertar que passar água doce ou mineral no local da queimadura pode piorar a situação, já que o veneno pode se espalhar e aumentar a área afetada. O ideal nesse caso é procurar orientação médica.

O ideal é não encostar na ‘Caravela Portuguesa’ caso a encontre na areia da praia. Ela pode ter uma aparência de cor violeta e transparente.

Acidentes no litoral de Ponta Negra acendem o alerta para a falta de unidades de atendimento de urgência e emergência no distrito, que fica muito distante do Centro de Maricá e possui um transporte ainda abaixo do necessário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo