CulturaNotícias de Maricá

Refugiada de guerra radicada em Maricá lança romance biográfico

No dia 12 de novembro, sábado, a professora angolana Luisete Furtado, lança o livro “As Sete Vidas de Lisa”, no Grupo de Artistas de Maricá (GAM). Produzido sob o selo da Afeto Editora, a obra será apresentada pela escritora a seus leitores e amigos, às 15h. O GAM fica na rua Álvares de Castro, 1277 – Lagoa da Araçatiba – Maricá.

O romance biográfico, apresenta a trajetória de uma jovem professora portuguesa, natural de Angola, que vê sua vida virar do avesso ao conviver, em diversos momentos, com as consequências da Guerra Civil de seu país. Os anos foram passando, Lisa amadurecendo e a guerra tomando corpo. Até que ela se vê obrigada a fugir de sua terra natal, deixando tudo para trás, sem saber de seus familiares, levando com ela sua cadela Boneca, sua irmã, um jovem aluno, sonhos, medos e esperanças de dias melhores e de regresso a sua amada Angola. Mas, enquanto este dia não chega, Lisa constrói novos sonhos em seu novo lar, o Brasil.

Sobre a autora:

Lu, Lisa…Vários nomes para uma pessoa sempre em mutação. Nascida em Angola, colônia portuguesa da África Ocidental.
Formada em História pela Universidade de Lisboa, Portugal. Curso adicional de Ciências Pedagógicas. Pós-graduação em Pedagogia e mestrado profissionalizante em Educação e Meio-Ambiente pela faculdade Plínio Leite, em Niterói.
Portuguesa por documentação, brasileira pelo coração e pela gratidão.
Professora em Luanda durante nove anos. Metodologia de história de África e de Angola nos anos de 1974/5.
Refugiada no Brasil a partir de 1975 devido à Guerra Civil angolana.
Professora de vários colégios particulares em Campo Grande, Zona Oeste do Rio e em Maricá, onde fixou residência em 1990. Aprovada nos concursos públicos de 1990 e 1995.
Colaboradora do jornal Correio de Ponta Negra e Correio da Cidade. Colaboradora na Expedição à Serra do Camburi, na qual foram descobertas ruínas gigantescas de um edifício colonial e de um marco de divisa de São José D’el-Rei.
Colaboradora e coautora de Compêndios da História de Maricá, publicado pela jornalista Alexandra Lambraki.
Organizadora e coautora do levantamento geográfico do município de Maricá publicado pela PMM, em 2001.
Autora de “Maricá. da pré-história aos tempos do petróleo e gás”, publicado em 2021.
Agraciada com o prêmio de escritora do ano de 2021, concedido por vários órgãos da imprensa maricaense e da Pr-Produções.
Membro fundadora do Instituto Cultural Povo do Livro de Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo