Notícias de MaricáTrabalho

Maricá recebe Feira das Profissões a partir desta quinta-feira (17)

Maricá recebe a partir desta quinta-feira (17/11) a Feira das Profissões, pensada para ser uma grande vitrine das oportunidades profissionais que devem surgir na cidade nos próximos anos. O evento, com início a partir das 14h, será realizado no Esporte Clube Maricá, no Centro (aproveitando a mesma estrutura montada para a Expo Maricá) e terá estandes de empresas públicas e privadas, além de instituições de ensino técnico e universitário. Na feira também será lançado um aplicativo voltado para profissionais liberais e autônomos da cidade.

De acordo com o secretário de Trabalho, Marcus “Bambam” Toselli, a proposta da Feira das Profissões é apresentar aos jovens da cidade os principais vetores de desenvolvimento da cidade e como eles podem se encaixar profissionalmente nesse processo.

“Eu tenho um filho adolescente e não soube responder quando ele perguntou quais seriam as profissões do futuro na nossa cidade. Se eu não sei, imagine os demais jovens maricaenses, que buscam trilhar um caminho profissional, muitos inclusive via Passaporte Universitário, sem saber se conseguirão trabalhar na cidade”, disse o secretário.

Ao longo dos três dias, a feira terá workshops, debates e palestras sobre a situação do mercado de trabalho, enquanto empresas como a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), sua subsidiária Biotec Maricá, e a Companhia de Saneamento (Sanemar), entre outras, farão apresentações de seus projetos, sempre destacando que tipo de profissional será demandado nesses projetos.

“Há poucos dias o prefeito Fabiano Horta assinou um convênio para a criação de um polo de moda na cidade, então cabem as perguntas ‘Que profissionais serão necessários nesse empreendimento?’; ‘Que formação devo buscar?’. O mesmo vale para projetos privados que buscam se instalar em Maricá, como o porto de Jaconé e o resort na Restinga. Tudo vai demandar muita mão de obra e é importante que esta seja local, não de fora”, destacou Bambam.



App do Trabalho vai aproximar autônomos de clientes



Bambam também anunciou que um aplicativo para smartphone será lançado na Feira das Profissões. O App do Trabalho, segundo ele, servirá como um catálogo de profissionais liberais e autônomos registrados na cidade, que poderão ser contratados pela clientela por meio da plataforma, agilizando os contatos entre trabalhadores e potenciais clientes.

“A pessoa interessada em contratar determinado serviço, por exemplo um eletricista, abrirá o app, pesquisará e receberá uma lista dos trabalhadores especializados mais próximos de sua casa, além de ver avaliações dos clientes anteriores sobre aquele profissional e a agenda de serviço dele”, explicou.



Confira a programação da Feira das Profissões:

Auditório Principal

Quinta-feira, 17 de novembro

13h – Credenciamento.

14h – Abertura.

15h – PAINEL 01: E hoje, o que é moda? Uma breve análise do mercado e a importância da profissionalização.
Palestrante Thierry Coutinho – Pedagogo, Designer de Moda, Mestre em Design e Doutor em Comunicação. Com experiência com processos criativos e metodologias projetuais, emprega-os no desenvolvimento de coleções e produtos de moda em diálogo com a moda circular e a sustentabilidade.
Autor do projeto “Que homem é esse?!”, uma pesquisa sobre a relação ocidental entre moda e masculinidade. Ainda, atuo como Consultor Técnico de design de moda e do Fashion Lab (Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção) no SENAI CETIQT.

16h – PAINEL 02: Projetos e oportunidades de trabalho no Mercado de Turismo e Eventos em Maricá. O que vem por aí.
Palestrante José Alexandre Almeida – Turismólogo, Administrador de Empresas e Secretário de Promoção e Projetos Especiais da Prefeitura de Maricá.

17h – Painel 03: O desafio de preparar Maricá para o novo mercado de trabalho que está surgindo.
Palestrante Celso Pansera – Ex-Ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação e atual Diretor-Presidente do Instituto de Ciências e Inovação de Maricá – ICTIM.

18h – ​​Painel 04: Debate sobre racismo no ambiente de trabalho e durante as contratações – Coordenação de Igualdade Racial – SPPDHM.
Palestrante – Pedro Henrique Alexandre Guerra Gomes – Administrador de Empresas, técnico em logística, monitor ambiental e palestrante

19h – Encerramento com apresentação dos cantores Hanna e Lucas.

Sexta-feira, 18 de novembro

14h – PAINEL 05: MARICÁ TELECOM – Inclusão digital no ensino.
Palestrante Leandro Alberto da Silva – PMO da Maricá Telecom, Gerente de projetos, engenheiro eletricista (FESP), com histórico profissional de 18 anos atuando em gestão de implantação de projetos especiais, gestão de contratos, gestão de equipes multiculturais, gestão de processos (PMO).

15h – PAINEL 06: Maricá Edutech Panorama da empregabilidade e carreiras em Tecnologia da Informação.
Palestrante Pedro Paulo Oliveira – AdapIdeias Agile Expert com mais de 10 anos de experiência, atuando como desenvolvedor, gerente de projetos e Scrum Máster.
Atualmente se dedica a auxiliar empresas de diferentes setores, na adoção e na transformação ágil-organizacional.
Formado em análise e desenvolvimento de sistemas pela FIAP, Pós graduado- MBA em gerenciamento avançado de projetos e pós Graduado em liderança e inovação pela FGV.
É o atual Head de treinamento da Adaptideas sendo o principal responsável pela parceria com a Scrum.org no Brasil.

16h – PAINEL 07: Maricá cidade solidária onde uma nova economia acontece.
Tatiana Tostes Dias – Superintendente do território da Diretoria de Economia Solidária e Responsável Social da CODEMAR, Ex Conselheira Tutelar, Bacharel em direito com especialização em Serviço Social.

17h – PAINEL 08: Carnaval como caminho do desenvolvimento.
Palestrantes – Vivi Martins e Pablo Brandão.
18h – PAINEL 09: Sanemar – Os avanços na infraestrutura do esgotamento sanitário do município de Maricá.
Rita Rocha – Arquiteta urbanista, formada pela Universidade Federal Fluminense, mestre em arquitetura e urbanismo pela UFF, doutora em demografia pela Unicamp, atual diretora presidente da Companhia de Saneamento de Marica.

19h – Encerramento com apresentação do cantor Jorginho Doug.

Sábado, 19 de novembro

17h – PAINEL 10: Mercado Promissor e as novas profissões.
REJANE LEAL – Pós graduada em gestão estratégica de vendas, formação máster coach, inteligência emocional, programação neurolinguística, analista comportamental, analista em eneagrama, mentora de negócios, especialista em instagram, treinadora e palestrante.

18h – Encerramento com apresentação da cantora Lavínia Guimarães.



Workshops

Quinta-feira, 17 de novembro

15h às 17h – Módulo 01: Escola de Startup de Maricá- O projeto da escola de Startup, Programa de Qualificação Profissional em Empreendedorismo Digital , Políticas de Desenvolvimento Econômico Local.
Facilitadores Danilo Pitarello – Superintendente de Teconologia e Inovação da CO DEMAR Formado em Economia e pós-graduado em Diplomacia Econômca pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Possui mais de 20 anos de atuação em instituições do setor público e privado como UNICAMP, BM&FBOVESPA (hoje B3), Prefeitura Municipal de São Paulo e Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).
Prof. Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez – Professor Titular em Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Diretor da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, gestão, conhecimento, gestão do conhecimento e inovação.
Marcus Tozelli Bambam – Secretário de Trabalho de Maricá
Magnun Amado – bacharel em Direito (Universidade Fluminense/RJ), pós graduado em Gestão Pública (Unicamp/SP), ex diretor de assuntos legislativos Câmara Municipal de Macaé, atual subsecretário de desenvolvimento econômico de Maricá/RJ.

17h – Módulo 02: Qualifica Maricá – Instituto de Ciência e Tecnologia e Inovação de Maricá ICTIM.
Facilitador: Daivison – Engenheiro de produção (UCAM), pós graduado em engenharia de segurança do trabalho. Com mais de 15 anos de experiência em obras de construção, manutenção industrial, fabricação e montagem de equipamentos em unidades de petróleo, gás e petroquímica. Na área pedagógica, experiência em supervisão e coordenação de equipes de ensino e ações administrativas-financeiras de projetos.

18h – Módulo 03: Maricá Edutech – Panorama da empregabilidade e carreiras em Tecnologia da Informação.
Facilitador Pedro Paulo Oliveira – AdaptIdeas Agile Expert com mais de 10 anos de experiência, atuando como Desenvolvedor, Gerente de Projetos e Scrum Master. Atualmente se dedica a auxiliar empresas de diferentes setores, na adoção e na transformação ágil-organizacional. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP, Pós-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos e Pós-graduado em Liderança e Inovação ambos pela FGV, é o atual Head de Treinamentos da AdaptIdeas sendo o principal responsável pela parceira com a Scrum.org no Brasil.

19h – Encerramento com apresentação dos cantores Hanna e Lucas.

Sexta-feira, 18 de novembro

15h – Módulo 04: Raio X Inova Moda Digital
Facilitador Thierry Coutinho – Pedagogo, Designer de Moda, Mestre em Design e Doutor em Comunicação. Com experiência com processos criativos e metodologias projetuais, emprega-os no desenvolvimento de coleções e produtos de moda em diálogo com a moda circular e a sustentabilidade.
Autor do projeto “Que homem é esse?!”, uma pesquisa sobre a relação ocidental entre moda e masculinidade. Ainda, atuo como Consultor Técnico de design de moda e do Fashion Lab (Instituto SENAI de Tecnologia em Têxtil e Confecção) no SENAI CETIQT.

16h – Módulo 05: Centro de Integração Empresa Escola CIEE – Elaborando o seu currículum.
Facilitador Cleris Maciel.

17h – Módulo 06: Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade.
Facilitadora: Aline Leal – Pedagoga e psicopedagoga, coordenadora pedagógica do INAC e da incubadora de Inovação em Robótica e Sustentabilidade.

19h – Módulo 07: EPT – Impacto do transporte tarifa zero nas relações econômicas da cidade.
Facilitadores Celso Haddad Lopes – Graduado em Direito – UNISUAN Pós-graduação em Direito Eleitoral – UCAM Com sólida experiência na área advocatícia, Gestão Pública e Recursos Humanos. Ocupa a Presidência da Empresa de Transportes – EPT onde desenvolve Gestão Pública na Autarquia de Transportes de Maricá.
Luciana Gomes Postiço – Arquiteta em Urbanismo, MBA em Gestão e Negócios de Arquitetura com Mestrado em Gestão e Estratégia pela UFRRJ.

20h – Encerramento com apresentação do cantor Joguinho Doug.

Sábado, 19 de novembro

14h – Alimentação e Vida Saudável – Universidade de Vassouras
Facilitadora: Vanessa da Silva Tavares Rodrigues – Professora de nível superior, Pós graduanda: Cefito UFRJ (fitoterapia), Mestrado e doutorado: Fisclinex UERJ (fisiologia endócrina).

15h – Módulo 09: Teste Vocacionais e sua importância.
Facilitadora: Fátima Denise Da Silva Nunes – Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993). Concluiu especializações em psicopedagogia clínica (1994-1996) e orientação vocacional (2016) pela UERJ. Possui longa experiência em gestão de instituições de ensino, com ênfase no apoio e desenvolvimento psicopedagógico de alunos de diversas idades. Atualmente é Psicóloga do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Universidade de Vassouras, campus Maricá.

16h – Módulo 10: O novo mercado de vendas e suas estratégias
Facilitadora: Rejane Leal – Pós graduada em gestão estratégica de vendas, formação máster coach, inteligência emocional, programação neurolinguística, analista comportamental, analista em eneagrama, mentora de negócios, especialista em instagram, treinadora e palestrante.

18h – Encerramento com apresentação da cantora Lavínia Guimarães.



Sala Multiuso

Quinta-feira, 17 de novembro

14h – Colégio Zero Hum – Carreira Militar.
Leonardo Chucrute – CEO do Colégio e Curso ZeroHum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.

15h – CIEE- Iniciação no Mundo do Trabalho ( Estágio e Jovem Aprendiz).
Cleres Maciel – Coordenador Regional do Centro de Integração Empresa Escola do Estado do Rio de Janeiro – Diretor-Presidente do Sindicato dos Administradores do Estado do Rio de Janeiro – Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes na Cidade de Niterói em 2 Gestões – Administrador de Empresas e Ciências Contábeis – Pós-Graduação em Marketing, IBMEC-RJ.

16h e 17h – Unopar – Oficina de Reiki.
Alexandra Penna – Profissional de Terapias Integrativas e complementares.

18h – Visagismo Optica – Profissão no Mercado de óticas – Roberta Lemos.

Sexta-feira, 18 de novembro

14h – André Braga – Futuro das Profissões.
Coordenador do Vestibular Zero Hum.

15h – CIEE – Currículo seu cartão de visitas.
Karla Costa Alevato: Assistente Social do Centro de Integração Empresa Escola do Estado do Rio de Janeiro – Palestrante em desenvolvimento de competências – foi Conselheira do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes em Niterói – por duas gestões.

16h e 17h – Unopar – Seja um guia turístico bilingue em Maricá.
Alessandra Pinheiro: Professora de inglês.

Sábado, 19 de novembro

14h – Orientação Vocacional – Unopar.
Adriana Monteiro – Especialista em Ginástica Cerebral.

15h – Novembro Azul Conscientização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo