Notícias de Maricá

Maricá: PAT deve terminar em dezembro, auxílio foi pago a mais de 20 mil trabalhadores

O Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), benefício criado pela Prefeitura de Maricá no começo da pandemia para garantir a renda a mais de 20 mil trabalhadores informais, autônomos e liberais, deve terminar em dezembro deste ano.
Após quase dois anos, o benefício começou a ser pago em maio e deveria durar apenas 3 meses, mas devido ao avanço da pandemia, o PAT foi prorrogado sucessivas vezes. Inicialmente eram pagos R$1.045,00 para mais de 20 mil pessoas através do Banco Mumbuca. Os valores poderiam ser convertidos em reais. Em seguida, a Prefeitura de Maricá limitou que o valor fosse usado apenas para compras em estabelecimentos que aceitam a Moeda Mumbuca, utilizada apenas nos estabelecimentos comerciais de Maricá (RJ). Houve também uma redução do valor do PAT para R$600,00 mensais.

Ao longo de 2021 e 2022 ocorreu a volta completa das atividades que haviam sido prejudicadas pela pandemia. Os últimos setores que retornaram foi o de eventos, que foi autorizado pela prefeitura a voltar às atividades em maio de 2021.
Como a Lei que criou o PAT estabelece o fim do benefício em dezembro deste ano, o ‘Maricá Info’ questionou se haverá alguma prorrogação ou mesmo a incorporação destes beneficiários ao programa Renda Básica da Cidadania, conhecido popularmente como Bolsa Mumbuca. A Prefeitura de Maricá respondeu através de nota que “vem trabalhando para aprimorar as políticas públicas implantadas no município. No momento, não há alterações nos programas sociais que beneficiam hoje mais de 40 mil moradores da cidade.”

Não foi esclarecido se haverá essa incorporação de beneficiários do PAT ao Renda Básica da Cidadania (RBC) ou se a Prefeitura de Maricá irá encaminhar à Câmara de Vereadores a mensagem para a prorrogação do benefício.

– Receba as notícias em seu Whatsapp através do nosso grupo de notícias clicando aqui! (Lembrando que apenas os administradores podem publicar)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo