EsportesNotícias de Maricá

Projeto Maricá Cidade Olímpica tem 500 inscritos nas 10 modalidades olímpicas e paralímpicas oferecidas

A ação aconteceu na Arena Flamengo e recebeu jovens a partir de 14 anos que querem ser atletas no município

A Secretaria Municipal de Esportes iniciou no sábado (26/11) as inscrições do projeto “Maricá Cidade Olímpica”, iniciativa que tem o objetivo de descobrir, formar e desenvolver jovens a partir de 14 anos, que querem ser atletas no município. A ação aconteceu no Complexo Esportivo Leonel de Moura Brizola (Arena Flamengo) e recebeu os primeiros 500 inscritos nas 10 modalidades olímpicas (vôlei de praia e de quadra, basquete 3×3, handebol, remo e o tiro com arco) e paralímpicas (tiro com arco, remo, bocha e vôlei sentado).

O secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, afirmou que houve bastante procura de inscrições por parte de pessoas com deficiência, mas afirmou que ninguém precisa correr porque o processo continua na sede do Maricá Cidade Olímpica, que está sendo montada próxima à Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Matos, no Centro.

“Realizamos este ato para marcar o início das inscrições, que continuam depois de hoje sem prazo para terminar. É um projeto inovador para formar equipes de alto rendimento, que terá algumas das seletivas podendo acontecer ainda este ano. Estamos também preparando uma estrutura para proporcionar boas condições a esses novos talentos”, antecipou Filipe.

Participação de atletas e ex-atletas renomados

Para incentivar os jovens, a ação contou com a participação de atletas e ex-atletas de referência em alguns esportes, como o campeão mundial de vôlei de quadra e medalha de ouro na Olimpíada de Barcelona, em 1992, Giovane Gávio. “Sou um apaixonado pelo esporte e pelos valores que ele transmite. Esse projeto de transformar Maricá numa cidade olímpica é fundamental para que os jovens pratiquem mais atividade física e que possamos revelar futuros campeões. É sempre maravilhoso ter isso”, declarou o ex-jogador.

Outro atleta que ressaltou a importância do projeto foi Lucas Araújo, morador de São José de Imbassaí e cadeirante que é vice-campeão mundial e campeão pan-americano de bocha, outra modalidade com inscrições disponíveis. “Acho que Maricá precisava disso para descobrir novos talentos mesmo. Recomendo a todos que participem, porque o esporte mudou a minha vida e tenho certeza que vai mudar a de muita gente”, incentiva Lucas, que também foi o 10º colocado na Paralimpíada do Rio, em 2016, melhor colocação da história do país em um torneio olímpico.

Entre os que foram à arena para garantir a inscrição estava Fagner Vinícius Carvalho, de 39 anos, também cadeirante, que quer treinar nas modalidades de vôlei sentado e canoagem. “Eu vinha aguardando uma oportunidade como essa para praticar uma atividade física, e não é em todo lugar que oferece uma qualidade como tem aqui em Maricá”, afirmou ele, que mora em Guaratiba.

Quem também se inscreveu foi Kayllane Amorim, de 19 anos, moradora de Ponta Negra, que já praticava handebol na escola onde estudou. “Tínhamos um time lá e achei bacana ter essa chance de treinar melhor. As amigas que jogavam comigo também vão se inscrever e, quem sabe, a gente não monta o time aqui também”, declarou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo