Notícias de São Gonçalo

São Gonçalo passa a ter hospital público do câncer e do coração

O Hospital  já realizou mais de 70 exames e cirurgias de alta complexidade desde sua inauguração.

A nova unidade começou a funcionar no dia 2 de dezembro deste ano com exames e cirurgias eletivas de alta complexidade. 

O Executivo disse que o setor segue avançando no município através do novo Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), antigo Hospital Franciscano, na Lagoinha. A unidade, que passou por uma mudança na estrutura física e na operação dos procedimentos técnicos, conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos.

O Hospital  já realizou mais de 70 exames e cirurgias de alta complexidade desde sua inauguração.


“O cateterismo, cujo exame tem alta demanda de espera no município, já foi realizado mais de 50 vezes desde o dia 2 de dezembro. Somente na última quinta-feira (15), 12 pacientes foram submetidos ao exame na unidade. Antes, os pacientes aguardavam meses internados e eram agendados para realizar o procedimento em Vassouras, cuja viagem demora mais de duas horas em uma ambulância”, afirmou o poder público.

Segundo as informações, o HCCOR também já realizou angioplastias, revascularização (cirurgia do coração de peito aberto) e cirurgias oncológicas. A cirurgia reparadora para as mulheres que tiveram câncer de mama terá início em janeiro de 2023.

A Secretaria de Saúde também planeja que, em breve, sejam realizadas outras intervenções cirúrgicas atreladas às outras especialidades, como urológica, neurológica e bariátrica.

“Em poucos dias de funcionamento da unidade já conseguimos atender a dezenas de pacientes que aguardavam meses pelos procedimentos. Essa é uma vitória para todos os gonçalenses que merecem uma Saúde de qualidade. Estamos trabalhando para que esse hospital vire referência em cirurgias de alta complexidade”, declarou o secretário de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Dr. Gleison Rocha.

A unidade, que passou por uma mudança na estrutura física e na operação dos procedimentos técnicos, conta com quatro centros cirúrgicos e 49 leitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo