Notícias de MaricáVerão 2023

Maricá: Operação Verão da Defesa Civil realizou 13 salvamentos no último fim de semana

Agentes da Seop e GM reforçaram patrulhamento na orla das praias e lagoas do município com ações preventivas e de orientação a banhistas

Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que atuam na Operação Verão, realizaram 13 salvamentos e 3.673 ações preventivas nas praias da cidade durante o fim de semana (dias 21 e 22/01) de sol e calor em postos fixos, quadriciclos e pelo Suporte Avançado de Prevenção e Resgate. Os guarda-vidas também fizeram a identificação de 627 crianças com pulseiras nas tendas operacionais instaladas no Recanto (Praia de Itaipuaçu), na Rua 10 (Praia da Barra) e no Vilar (Praia de Ponta Negra). A medida evitou que as crianças se perdessem dos pais ou responsáveis.
O Patrulhamento Lagunar atuou em 30 rondas, atendendo duas ocorrências especiais. O grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio em Vegetação Rasteira também realizou 30 rondas. O serviço de Meteorologia permaneceu de prontidão 24 horas e emitiu dois boletins. Já o plantão do Centro Operacional 24h (COP) trabalhou no atendimento e logística dos serviços.

“Esse foi mais um final de semana de muito trabalho para a Defesa Civil. Tivemos todas as nossas praias muito movimentadas. Nem as pancadas de chuva inibiram a presença de moradores e turistas nos 46 km de orla da cidade. É importante ressaltar que toda a Defesa Civil segue empenhada e em alerta na Operação Verão Laranja, nesse período de alta temporada!”, frisou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Maricá, Fabrício Bittencourt.

Fiscalização em toda cidade

A Operação Verão 2023 ainda conta com reforço de guardas municipais no patrulhamento na orla e em diversos pontos da cidade nos finais de semana, para promover a segurança, o ordenamento urbano e a fiscalização de trânsito. Entre sexta-feira (20) e domingo (22) foram registradas 81 ocorrências em diversos pontos da cidade. Ao todo, 180 agentes da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop) e da Guarda Municipal atuaram integrados em ações preventivas, com apoio de 25 viaturas.

Entre os principais registros estão 21 ações de trânsito, que resultou em 13 infrações, seis veículos rebocados e a orientação aos condutores. Já as ações de meio ambiente resultaram em 22 ocorrências, entre elas orientações a banhistas a não utilizarem equipamentos, como churrasqueiras, e materiais cortantes, como garrafas de vidro, nas praias e lagoas. O objetivo da ação é promover a segurança e a preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo