Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara registra 478 cirurgias em janeiro

É importante lembrar que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara não atende casos de urgência por demanda espontânea (porta aberta)

A Secretaria de Saúde de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, realizou 1.645 cirurgias de diversas especialidades, sendo 478 destas apenas no mês de janeiro, no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. O número representa um recorde mensal com a intensificação do fluxo de procedimentos feitos no hospital, que aumentou em mais de 500%, quando comparado a agosto de 2022, momento em que o centro cirúrgico da unidade iniciava as suas atividades.

O centro cirúrgico do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, realiza procedimentos gerais, vasculares, urológicos, ortopédicos, pediátricos, dermatológicos, ginecológicos, bucomaxilofaciais, dentre outros. Os pacientes recebem cuidados efetivos e humanizados, contando com 34 leitos cirúrgicos de enfermaria direcionados ao pré e ao pós-operatório, além de dez leitos do Centro de Terapia Intensiva (CTI) de retaguarda. As operações são marcadas por meio da Central de Regulação da cidade, diminuindo a fila de espera.

O setor cirúrgico possui quatro salas adaptadas para várias especialidades, com capacidade para realizar procedimentos não invasivos por auxílio de câmera (videolaparoscopia), tendo também um dispositivo que possibilita a visualização dinâmica e em tempo real de todas as estruturas internas, reduzindo o tamanho dos cortes e permitindo movimentos mais precisos em cirurgias renais, vasculares e ortopédicas, por exemplo.

Primeira cirurgia de trauma é realizada em sala exclusiva

O setor de trauma do Hospital Dr. Ernesto Che Guevara iniciou os atendimentos na última quinta-feira (01/02), recebendo pacientes referenciados com lesões físicas variadas de média a alta complexidade, que chegam ao local por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Corpo de Bombeiros e da Rede de Urgência e Emergência da cidade.

No domingo (05), foi realizada a primeira operação na sala cirúrgica exclusiva para pacientes do trauma, acolhendo com sucesso um caso de fratura exposta encaminhado pelo Corpo de Bombeiros, que seguirá recebendo a assistência necessária até o momento da alta médica.

O novo setor conta com equipes de diversas especialidades de prontidão e estrutura completa para atender os casos referenciados, incluindo quatro leitos voltados aos adultos, um leito pediátrico e uma sala amarela — que possui seis leitos adultos e três pediátricos de retaguarda, todos seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade da área.

É importante lembrar que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara não atende casos de urgência por demanda espontânea (porta aberta). A referência para esse tipo de atendimento continua sendo o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, além das outras unidades que compõem a Rede de Urgência e Emergência, o que abrange a UPA 24h de Inoã e a Unidade de Pronto Atendimento Santa Rita, em Itaipuaçu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo