Notícias de MaricáSaúde

Maricá: Moradores relatam aumento de aranhas no verão

Moradores de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, vêm relatando um aumento de aparição de aranhas, principalmente das espécies armadeira e marrom, o que também tem ocasionado um aumento de acidentes envolvendo esses animais.

Com o calor as aranhas que vivem no solo, como as armadeiras, costumam sair mais de seus ‘ninhos’. Também conhecida como ‘Aranha de Bananeira’, a espécie é comum na região, é venenosa e é um risco para pets, crianças e idosos, já que seu veneno pode ocasionar reação severa como o aumento dos batimentos cardíacos, hipertensão arterial e agitação psicomotora.

Em muitos lugares elas vivem em buracos na grama e em locais com material acumulado, como madeiras e tijolos, por isso é importante evitar acumular entulho e manter o local limpo para evitar a propagação desses animais, que certamente possuem sua importância no ecossistema mas podem ocasionar acidentes.

Cuidados

É importante ter cuidado com as aranhas-armadeiras, pois uma picada delas pode levar o paciente ao hospital. Por isso, para evitar infestações, é recomendado que a área externa da residência seja dedetizada profissionalmente, a fim de evitar novas aparições. Além disso, é fundamental que seja feito um monitoramento contínuo para garantir que não haja novos ninhos.

Em caso de picadas, o indicado é procurar a emergência da região para que seja rapidamente iniciado o tratamento e em muitos casos aplicado o soro antiofídico. Se não tratada, picada do aracnídeo pode causar a destruição dos tecidos da pele na região atingida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo