Notícias de Maricá

Itaipuaçu ganha Centro de Operações Maricá (Comar)

Na terça-feira, dia 14 de fevereiro, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, visitou o Centro de Operações Maricá (Comar) no Centro Administrativo de Itaipuaçu. Este espaço é equipado com oito telas que permitem o monitoramento de várias áreas da cidade, as quais são cobertas por um total de 260 câmeras instaladas em pontos estratégicos pela gestão municipal.

O Comar, que será inaugurado após o carnaval, vai funcionar 24 horas por dia e estará integrado com as secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Trânsito e Engenharia Viária, Transportes, Ordem Pública, Gestão de Gabinete Institucional, Saúde, Educação, além da Casa da Mulher e autarquias Serviços de Obras de Maricá (Somar) e Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar).

Durante a visita técnica, o subsecretário de Tecnologia, Victor Silveira, apresentou o funcionamento do Centro de Operações ao prefeito e aos secretários João Maurício de Freitas (Governo) e Felipe Bittencourt (Esportes).

Para acionar os serviços do Comar, os cidadãos podem utilizar um dos 15 totens “Olhar Digital” instalados pela cidade. A partir desses totens, é possível solicitar serviços de emergência em saúde (ambulâncias) ou denunciar crimes para os órgãos de segurança. Ao acionar o serviço, um sinal de telefone será direcionado para o Centro de Operações, e o atendente encaminhará a solicitação para o setor responsável.


“Teremos diversos olhares cuidando da população e mantendo a cidade dentro de sua normalidade. Para isso, contará também com a integração de tecnologias como Waze e Twitter, que auxiliarão na comunicação em tempo real, além de outras tecnologias que estão sendo adicionadas ao projeto”, destacou o prefeito.


Victor Silveira disse que o objetivo principal do Comar é o cuidado com a cidade para manter o fluxo normal, mesmo após um temporal por exemplo. “Poderemos ver onde tem inundações e quedas de árvores e acionar a Defesa Civil. Ver onde tem gargalos no trânsito e encaminhar para a secretaria responsável”, explicou.

comar1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo