Filho de Quaquá, Diego Zeidan é eleito presidente estadual do PT-RJ

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio de Janeiro elegeu Diego Zeidan como novo presidente estadual da legenda. A votação ocorreu no último fim de semana, durante o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido, que mobilizou milhares de militantes, dirigentes partidários e lideranças regionais.
Filho do atual prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, e da deputada estadual Rosângela Zeidan, Diego assume o cargo com o desafio de fortalecer a estrutura partidária no estado do Rio. Com 62,2% dos votos, Zeidan obteve 38.301 votos contra 23.206 de Reimont, em um total de 61.507 votos válidos. O processo reuniu mais de 60 mil filiados em 150 locais de votação distribuídos pelo estado, definindo também os comandos dos diretórios municipais, estaduais e nacional do partido.
Apesar do apoio de figuras históricas do PT, como Benedita da Silva, Lindbergh Farias, as deputadas estaduais Verônica Lima, Elika Takimoto, Marina do MST e o ex-presidente da Alerj, André Ceciliano, o grupo adversário não conseguiu superar a candidatura de Diego, que consolidou apoio interno em diversas regiões.
A trajetória política de Diego Zeidan começou cedo. Em 2017, aos 19 anos, ele foi nomeado secretário de Economia Solidária de Maricá, passando a coordenar programas como a Moeda Social Mumbuca, que se tornou referência nacional em políticas de economia solidária. Em 2020, integrou a chapa de reeleição de Fabiano Horta como vice-prefeito de Maricá, contribuindo para manter o grupo político no comando da cidade com votação expressiva.
No ano passado, Diego ampliou sua atuação para a capital, onde assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio de Janeiro. Lá, participou da criação do projeto da Moeda Social Carioquinha, inspirada na Mumbuca, visando estimular a economia local no município do Rio.