passaporte universitario logo
Notícias de Maricá

Maricá recebe mais de 4 mil inscritos no programa SOU+PU nos dois primeiros dias

Compartilhe!

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, recebeu, em dois dias, 4.257 inscrições para o programa Sistema de Orientação do Universitário (SOU+PU), lançado na última quarta-feira (1º/03) e destinado aos novos alunos do Passaporte Universitário. O programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas foi reformulado e terá um novo edital lançado a partir da segunda quinzena deste mês. Os interessados em participar terão que passar por um processo seletivo que contará com prova classificatória no dia 30/04.

O objetivo do SOU+PU é dar apoio pedagógico aos estudantes que ingressarem no ensino superior pelo Passaporte Universitário, reduzir o risco de evasão e ampliar a eficiência dos resultados. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março pelo link https://forms.gle/fdxsnXLXDmyLLKs1A. As aulas, que ocorrerão de forma online no link youtube.com/soumaispu e também presencial, acontecerão entre os dias 13 de março e 28 de abril. Os inscritos deverão confirmar a matrícula entre os dias 9 e 12/03 de forma presencial no Centro de Educação Pública e Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, levando cópia da identidade e comprovante de residência.

Metodologia do SOU+PU

A iniciativa envolve dois pilares: preparação com aulas de Português e Matemática e acompanhamento personalizado, em tempo real, por meio de grupos de Whatsapp, coordenado pela equipe do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg. Serão disponibilizadas pelo aplicativo de mensagens todas as informações sobre as aulas, edital, assuntos pertinentes e sanar dúvidas que possam surgir.

A prova para acesso ao Passaporte Universitário terá 30 questões objetivas de Português Interpretativo e Matemática voltadas ao Ensino Médio. A banca organizadora será a Coseac, da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vale lembrar que todos os alunos interessados em participar do Programa Passaporte Universitário, além daqueles que já são estudantes de outras instituições de ensino deverão passar pelo exame. O intuito do processo classificatório é detectar distorções e déficit de aprendizagem em decorrência da pandemia e dos longos períodos fora da escola após a formatura do Ensino Médio. O exame detecta ainda possíveis dificuldades para que o estudante, ao entrar na faculdade desejada, não se sinta excluído e incapaz de permanecer, gerando uma possível desistência ou evasão.

Maricá Info: Você bem informado!