EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá aprova mais de 120 alunos dos cursos preparatórios gratuitos em universidades públicas

Ao todo, 79 estudantes foram classificados na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e outros 49 no Instituto Federal Fluminense (IFF)

Maricá obteve 128 aprovações de alunos que estudaram nos cursos preparatórios oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Educação e conquistaram vagas nas principais instituições públicas do país. Ao todo, 79 estudantes foram classificados na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e outros 44 foram aprovados no Instituto Federal Fluminense (IFF).

A secretária de Educação, Adriana Costa, parabenizou a equipe pedagógica pelo desempenho e agradeceu aos estudantes pela confiança na realização do projeto. “Posso afirmar que o êxito se deve ao trabalho incansável e ao empenho dos coordenadores e docentes, bem como dos alunos e seus responsáveis. Somos pioneiros nesses cursos preparatórios e é muito gratificante para nós o sucesso e a vitória de todos”, afirmou.

O coordenador dos projetos de pré-vestibular, William Campos, falou do orgulho ao ver os estudantes sendo aprovados em boas colocações ao longo dos anos. “Em 2018 tivemos 12 aprovados na Uerj; em 2019, 21 aprovados; em 2020 não tivemos por causa da pandemia. Já em 2021 foram 39; no ano seguinte tivemos 66 alunos e, em 2023, foram 79 classificados. Esse resultado é histórico e inesquecível”, disse.

Alunos aprovados

Aluna do projeto pré-UERJ, a moradora de Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Ana Beatriz da Costa, de 21 anos, foi aprovada no curso de medicina. A jovem, que sempre sonhou em ser médica, disse que sem a ajuda do curso preparatório gratuito seria difícil a sua classificação em 21º lugar. “Sempre fomos de classe baixa e os meus pais não poderiam arcar com os custos de um cursinho especializado para o vestibular de medicina, por exemplo, que costuma ser mais caro. Foram três anos de tentativa e dois deles com o pré-UERJ de Maricá.

A moradora do Rio de Janeiro disse que conheceu o projeto por meio de mensagens trocadas com outros estudantes que buscavam cursos preparatórios na internet. Ao participar do pré-vestibular, Ana Beatriz dos Santos, elogiou toda a estrutura oferecida.

“O comprometimento, a organização, a atenção dos coordenadores e dos professores é algo incrível que a gente percebe que está na mão de pessoas que sabem o que estão fazendo. Queria que todas as cidades tivessem a preocupação com a educação dessa forma. Hoje eu posso compartilhar essa alegria com de poder ser a primeira médica da família e a primeira a ingressar no ensino superior público, e eu sei que o pré-Uerj teve um papel muito grande nessa conquista. Sou muito grata a tudo”, avaliou.

Já Júlia Lopes, de 15 anos, estudante do projeto pré-IFF, conquistou o 1º lugar no curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF). A ex-aluna da Escola Municipalizada de Inoã, contou como foi a preparação para conquistar o 1º lugar.

“No início do curso eu estudava durante a semana, chegando na reta final eu estudava todos os dias. As aulas eram interessantes e possuíam uma linguagem comunicativa com os adolescentes. Estou pronta para iniciar as aulas no IFF no dia 27 de março”, destacou Júlia.

O pré-UERJ

O projeto pré-Uerj existe desde 2018 e é aberto para estudantes de todo o Rio de Janeiro. O programa é 100% gratuito, com aulas ao vivo e online, com aulas diárias, atendimento individualizado e personalizado, psicológico além de simulados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo