EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Como se inscrever no ‘Passaporte Universitário’? Programa que custeia curso universitário a moradores

O sonho do ensino superior e da qualificação profissional em Maricá tem sido impulsionado nos últimos anos pelo programa ‘Passaporte Universitário’, criado pela Secretaria de Educação de Maricá e que custeia os cursos de moradores em unidades de ensino particulares.

Neste ano de 2023, o edital com as regras para participar do programa será divulgado na segunda quinzena deste mês de março com uma novidade. Agora, os moradores interessados em conseguir uma das vagas, que poderá passar de 1.000, deverão fazer uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática, a ser realizada no dia 30/04.

Mais de 5 mil estudantes já foram beneficiados com o programa ‘Passaporte Universitário’, criado em 2019 e que garante o acesso do morador ao Ensino Superior. Porém, como durante a pandemia houve uma grande evasão destes alunos, o que acarreta em prejuízo tanto para a Prefeitura de Maricá, que investe alto no programa, quanto para o morador beneficiado, que acaba deixando o curso, seja por necessidade ou por força de vontade.

Vale destacar também que as universidades credenciadas precisam investir no ensino e na estrutura, já que recebem milhões dos cofres públicos. Um caso emblemático é o de estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Vassouras do Campus Maricá, que passaram todo o curso praticamente sem aulas práticas, sem laboratórios e apenas com ensino teórico, o que pode atrapalhar no desenvolvimento desses profissionais no início de sua carreira e até o afastando do mercado de trabalho, que exige experiência. É necessário uma fiscalização da Secretaria de Educação nessas unidades de ensino, pois toda matrícula feita pelo Passaporte Universitário é paga com dinheiro público.

O que é “Sou+PU”?

A prefeitura lançou, através da Secretaria de Educação, o programa “Sou+PU”, que visa apoiar os novos alunos interessados em uma das vagas para que estes passem na prova realizada para concessão da bolsa de estudos. Não se deve confundir a inscrição no “Sou+PU” com a inscrição no Programa Passaporte Universitário, que só deve abrir inscrições nas próximas semanas.

Documentação

No começo de 2022, quando a prefeitura abriu inscrições para o programa ‘Passaporte Universitário’ pela última vez, eram exigidos documentos pessoais como cópias do CPF, RG, Carteira de Trabalho ou CAGED, comprovante de escolaridade e extrato bancário dos últimos 3 últimos meses antecedentes à inscrição. Também foi exigido documento para comprovação de residência, como conta de água, luz, telefone, fatura de cartão de crédito, contrato de aluguel ou declaração de residência, além da comprovação de renda (necessário ter renda familiar de, no máximo 6 (seis) salários mínimos, o que equivale atualmente a R$7.920,00.

Vale destacar que os alunos assinam um termo de contrapartida social, afinal, o curso é pago com recursos públicos da municipalidade, conforme prevê a Lei Nº 2.872, de 24 de junho de 2019. O bolsista do programa Passaporte Universitário deve prestar serviços em instituições públicas ou em ações comunitárias de interesse municipal, com a duração de 20 horas mensais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo