jacare papo amarelo comendo
Jacarés de espécie em risco de extinção se alimentam de lixo no Manu Manuela.
Notícias de Maricá

Em Maricá, jacarés se alimentam de lixo em ‘santuário’ apoiado pela prefeitura

Compartilhe!

Em maio de 2022, a Prefeitura de Maricá celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade neste domingo (22/5) com o lançamento do projeto ‘Jacarés do Manu’, no loteamento Manu Manuela. Porém, deste então, não houve qualquer conservação do local, que sofre com despejo irregular de lixo e entulho de obras na redondeza.

Os animais, na maioria Jacarés-de-papo-amarelo, se alimentam dos lixos lançados pelos moradores no canal que corta o residencial. A iniciativa do ‘santuário’, como foi denominado, foi da Associação de Moradores de Manu Manuela, mas não há nenhuma ação para evitar o despejo irregular de lixo ou mesmo a limpeza frequente do canal, já que no lançamento, o ‘santuário’ contava com apoio da Secretaria de Cidade Sustentável (que cuida do Meio Ambiente) e da Somar (Autarquia Serviços de Obras de Maricá).

Moradores de localidade denunciam o abandono. “Não podemos aceitar isso, é crime ambiental. S.O.S.Jacarés do Manu…Tem um Projeto chamado Jacarés do Manu q tem nosso vice-prefeito Diego Zeidan como padrinho. E olha a situação em q se encontra nosso canal. Tem muito mato, lixo, entulho as margem e até móveis estão jogando. Assim o jacaré-de-papo-amarelo vai acabar morrendo, pois além de poluir as aguas do canal eles estão comendo lixo.” Denunciou uma moradora do Manu Manuela.

“A Prefeitura de Maricá informa que apoia o projeto de preservação dos jacarés do papo amarelo que habitam o canal e o pântano do loteamento Manu Manuella. Em maio de 2022, foram instaladas placas informativas com orientações, explicando à população local o ciclo de reprodução dos animais e a importância deles para a biodiversidade.
A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsável pela limpeza, fará uma ação no local para remover todo o lixo descartado de forma irregular no canal. A área também receberá mais rondas dos fiscais da Secretaria de Cidade Sustentável que monitoram a cidade.” Informou a prefeitura de Maricá através de nota.

jacare papo amarelo comendo lixo manu manuela 1

No ‘Santuário’ de Jacarés do Manu, animais se alimentam de lixo.

Maricá Info: Você bem informado!