Notícias de Maricá

Em Maricá, jacarés se alimentam de lixo em ‘santuário’ apoiado pela prefeitura

Em maio de 2022, a Prefeitura de Maricá celebrou o Dia Mundial da Biodiversidade neste domingo (22/5) com o lançamento do projeto ‘Jacarés do Manu’, no loteamento Manu Manuela. Porém, deste então, não houve qualquer conservação do local, que sofre com despejo irregular de lixo e entulho de obras na redondeza.

Os animais, na maioria Jacarés-de-papo-amarelo, se alimentam dos lixos lançados pelos moradores no canal que corta o residencial. A iniciativa do ‘santuário’, como foi denominado, foi da Associação de Moradores de Manu Manuela, mas não há nenhuma ação para evitar o despejo irregular de lixo ou mesmo a limpeza frequente do canal, já que no lançamento, o ‘santuário’ contava com apoio da Secretaria de Cidade Sustentável (que cuida do Meio Ambiente) e da Somar (Autarquia Serviços de Obras de Maricá).

Moradores de localidade denunciam o abandono. “Não podemos aceitar isso, é crime ambiental. S.O.S.Jacarés do Manu…Tem um Projeto chamado Jacarés do Manu q tem nosso vice-prefeito Diego Zeidan como padrinho. E olha a situação em q se encontra nosso canal. Tem muito mato, lixo, entulho as margem e até móveis estão jogando. Assim o jacaré-de-papo-amarelo vai acabar morrendo, pois além de poluir as aguas do canal eles estão comendo lixo.” Denunciou uma moradora do Manu Manuela.

“A Prefeitura de Maricá informa que apoia o projeto de preservação dos jacarés do papo amarelo que habitam o canal e o pântano do loteamento Manu Manuella. Em maio de 2022, foram instaladas placas informativas com orientações, explicando à população local o ciclo de reprodução dos animais e a importância deles para a biodiversidade.
A autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), responsável pela limpeza, fará uma ação no local para remover todo o lixo descartado de forma irregular no canal. A área também receberá mais rondas dos fiscais da Secretaria de Cidade Sustentável que monitoram a cidade.” Informou a prefeitura de Maricá através de nota.

jacare papo amarelo comendo lixo manu manuela 1
No ‘Santuário’ de Jacarés do Manu, animais se alimentam de lixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo