Notícias de Maricá

Maricá: Guarda Municipal resgata jiboia e tamanduá-mirim

Animais foram encontrados sem ferimentos, no Recanto e em Itapeba, e devolvidos à natureza

Guardas municipais do Grupamento Especial de Defesa Ambiental de Maricá (Gedam) resgataram dois animais silvestres (jiboia e tamanduá-mirim) após serem acionados por moradores do Recanto e de Itapeba, na sexta-feira (24/03) e no domingo (26/03).

A serpente foi vista na sexta-feira por um morador que acionou a equipe para captura em um terreno no Recanto, em Itaipuaçu. O animal foi resgatado e devolvido ao seu habitat natural, em uma área de mata, no próprio bairro.

No domingo, um morador de Itapeba encontrou um tamanduá-mirim em cima de uma árvore. Os agentes foram acionados pelo morador, que temia que ele fosse atacado pelos seus cachorros. O mamífero foi recolhido sem ferimentos e solto em seu habitat natural.

Defesa Ambiental

O Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal é composto por equipes especializadas e treinadas em cursos e capacitações para atuarem em diversos tipos de resgate de animais. Em 2023, 79 animais de diferentes espécies foram resgatados nos quatro distritos da cidade. Coordenador do Gedam, o guarda municipal Roberto de Oliveira ressalta a importância da devolução dos animais à natureza e sobre o não manuseio dos animais.

“Os animais são resgatados e logo devolvidos para seu habitat natural, quando estão em condições de saúde perfeitas, para a certeza de um meio ambiente totalmente ecológico e equilibrado. Já os animais feridos são encaminhados para Secretaria de Cidade Sustentável para os devidos cuidados e reinserção. Os animais silvestres não devem ser manipulados, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde”, explicou.

Orientação para a população

A Guarda Municipal orienta a população a acionar a patrulha ambiental por meio dos telefones 153 ou (21) 98609- 1516 (Disque-Seop), que funcionam 24 horas, em caso de flagrante de animais silvestres em área urbana da cidade ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat. A recomendação é que a pessoa não tente resgatar, mexer ou afugentar esses animais, para que resgate seja feito de maneira segura para os bichos, agentes e moradores.

jiboia captura

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo