Ciclone-bomba pode atingir litoral do Rio e São Paulo no fim de semana
Nesta sexta-feira (31), uma segunda frente fria intensa está se formando no Rio Grande do Sul. Logo cedo, a região da Campanha gaúcha deve receber forte chuva e tempestades, com alto potencial para causar danos.
Segundo a Climatempo, esse sistema está se movendo rapidamente e pode gerar um ciclone-bomba, que é um fenômeno meteorológico caracterizado por um ciclone extratropical intenso com ventos muito fortes, ao longo do dia. Isso pode agravar as chuvas e as tempestades durante o fim de semana.
No sábado (1/4), o ciclone e a frente fria devem se deslocar para a costa do Sudeste e, no máximo até domingo (2/4), atingir São Paulo e o Rio de Janeiro com chuvas fortes, principalmente durante a tarde. É esperado que ocorram ventanias fortes e um aumento significativo do nível do mar.
De acordo com a Climatempo, o ciclone-bomba provocará ventos fortes e uma grande elevação do nível do mar no litoral do Sul no sábado e no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro no domingo. Além disso, a chuva associada à passagem do sistema frontal tende a ser intensa em todo o leste dos estados do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.