Notícias de Maricá

Passaporte Universitário: Abertas inscrições para programa que custeia ensino superior a moradores de Maricá

Estão abertas as inscrições para o Passaporte Universitário em 2023. O programa, criado pela Secretaria de Educação de Maricá em 2019, custeia o ensino superior a moradores da cidade e terá neste ano 2 mil vagas para os cursos de graduação. Não está incluso, neste edital, as vagas para pós-graduação.

Mas para obter uma das vagas o candidato deverá fazer uma prova de aptidão, que terá 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática e outras 10 questões de conhecimentos gerais sobre Maricá.

O edital com as regras você pode acessar clicando aqui. As inscrições serão aceitas a partir das 12h desta segunda-feira (03/04) e seguem até o 12h do dia 18/04 pelo site da Coseac. A prova de aptidão dos candidatos será realizada no dia 7 de maio.

Participação no processo seletivo

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há no mínimo três anos, com contagem imediatamente anterior ao período da inscrição; possuir o Ensino Médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão acadêmica organizado pelo Poder público; possuir renda familiar não excedente a seis salários mínimos.

Para fins de apuração de renda familiar mensal, entende-se como grupo familiar o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo familiar.

Distribuição de bolsas

Grupo I: Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas em Maricá, ou oriundos de instituição privada em Maricá, cuja totalidade do ensino médio tenha sido custeada com bolsa de 100% de desconto, ofertada pela instituição de ensino; e cuja renda familiar não exceda seis salários mínimos. Para esse grupo são ofertadas ao todo 780 vagas, sendo 78 destinadas a pessoas com deficiência.

GRUPO II: Ampla Concorrência. Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou privada, cuja renda familiar não exceda seis salários mínimos. Ao todo, 975 vagas foram ofertadas para este grupo, sendo 97 destinadas a pessoas com deficiência.

GRUPO III: Para servidores públicos municipais efetivos foram destinadas 195 vagas, sendo 19 designadas a pessoa com deficiência.

GRUPO IV: Ampla Concorrência – Para ter acesso ao curso de Medicina, a renda familiar será medida em proporção ao salário da família, cabendo o benefício àquele cujo valor do curso comprometa no mínimo 40% da renda familiar. Do total de 50 vagas, cinco são destinadas a pessoas com deficiência.

Baixe gratuitamente nosso aplicativo para celulares Android. Lá você encontra as notícias e tudo sobre Maricá, Itaipuaçu e Região. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo