Notícias de Maricá

Com início das obras, MARAEY fortalece compromisso com o futuro de Maricá

MARAEY acaba de garantir seu lugar na construção do futuro de Maricá. O marco histórico de início das obras do projeto, no dia 3 de abril, consolida um novo momento para o município: a construção de uma cidade inteligente, mais sustentável, inovadora, comprometida com questões sociais e economicamente fortalecida. Com as máquinas já trabalhando no local do empreendimento, é hora de materializar o sonho do principal complexo turístico-residencial sustentável do país, que vai revolucionar o conceito de turismo e de moradia em Maricá, no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.

Para o município e para o maricaense, a implantação de MARAEY significa a geração de 36 mil oportunidades de emprego na fase de operação do empreendimento; a qualificação da mão de obra local, com uma parceria firmada junto ao Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM); um aumento de R$ 1 bilhão em arrecadação anual de impostos com o complexo em funcionamento; e o reconhecimento global de Maricá como a cidade que abrigará o maior destino turístico do Brasil, contando com o apoio de companhias como Marriott International, Siemens, MAPFRE, Rock in Rio, BMW Group Brasil, SegurPro, EHL e com o suporte da família da tenista Maria Esther Bueno.

O marco do início das obras também aponta um novo horizonte para a tradicional Comunidade de Pescadores de Zacarias, que tem o respeito e o apoio integral do empreendimento. Na região, MARAEY dará andamento ao processo de regularização fundiária, com a entrega dos títulos de propriedade aos moradores. Haverá, ainda, o desenvolvimento de programas de recuperação da pesca artesanal e da cultura familiar de Zacarias, com a construção da Casa do Pescador Artesanal. A urbanização do bairro seguirá padrão idêntico ao do empreendimento e será implantado lá o mesmo sistema de saneamento terciário desenhado para MARAEY.

Aliado à responsabilidade econômica e social, o compromisso ambiental é um dos pilares que norteiam cada uma das ações de MARAEY. O projeto inclui: a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio de Janeiro e quinta maior do Brasil, o que garante preservação integral e perpétua ao ecossistema local; a maior ciclovia de um projeto privado no Brasil, com 20 km, que será conectada à malha cicloviária de Maricá para uso de toda a população do município; e o Centro de Referência Ambiental (CRA) de MARAEY, que, com a parceria de algumas das mais importantes universidades do país, vai ampliar o conhecimento e a conservação da restinga de Maricá e dos demais ecossistemas da região.

Em anos de desenvolvimento, as marcantes características de MARAEY, que priorizam as agendas socioambientais, foram reconhecidas em grandes premiações e por chancelas nacionais e globais.

Em 2022, MARAEY foi o primeiro projeto a ganhar o título de empreendimento estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Criado pelo Sistema de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle (Selca), o reconhecimento é concedido a iniciativas que apresentam impacto ambiental positivo, potencial de fomento da economia, inclusão da população local e melhoria da infraestrutura pública.

Entre os selos internacionais, o empreendimento também é pioneiro na conquista da certificação BIOSPHERE como Destino Turístico Sustentável, que chancela projetos comprometidos com o turismo responsável e a conservação do patrimônio natural. Em reconhecimento ao compromisso de MARAEY com a construção sustentável, o projeto também obteve o prêmio Leadership Awards para a América Latina, concedido pelo U. S. Green Building Council.

Ainda na esfera ambiental, o empreendimento somou 115 pontos na pré-certificação do selo SITES, o que equivale ao nível GOLD, tornando MARAEY o primeiro projeto de uso misto na América do Sul a obter a qualificação. E, desenhado para se tornar referência mundial a nível de sustentabilidade, o campo de golfe de MARAEY também já é reconhecido internacionalmente: obteve a pré-certificação GEO Sustainable, que chancela instalações de golfe desenvolvidas com responsabilidade socioambiental.

Recentemente, a proposta MARAEY foi contemplada, ainda, com os títulos de Melhor Empreendimento de Uso Misto do Brasil e das Américas, no International Property Awards, premiação que avalia empreendimentos de excelência e alto padrão da indústria imobiliária mundial.

A apenas 45 km do centro do Rio de Janeiro, MARAEY contempla uma área de 840 hectares e 8,5 km de praia, entre Itaipuaçu e Barra de Maricá. Situado na Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá, uma unidade de conservação de uso sustentável, o complexo ocupará apenas 6,6% do espaço com edificações, o equivalente a metade do limite permitido pelo Plano de Manejo decretado para a região. O empreendimento contará com quatro hotéis cinco estrelas, moradias de diferentes tipologias e serviços de educação, saúde, comércio, esportes, lazer e negócios.

O processo de obtenção das licenças necessárias foi longo, mas bem-sucedido por ter sido feito rigorosamente dentro da lei e dos limites dos principais órgãos de fiscalização do estado e do município. Associado a estes esforços, MARAEY assumiu o compromisso de um diálogo constante com a população local, para prestar esclarecimentos sobre todos os aspectos e o passo-a-passo de implementação do projeto.

Agora, após anos de aprimoramento do projeto e da obtenção de todas as autorizações necessárias, as obras de MARAEY serão executadas em etapas. No primeiro momento, a equipe de campo fica responsável pela implantação do viário principal do empreendimento. Em seguida, serão realizadas as ações de infraestrutura. Iniciam-se não apenas as obras, mas também a construção de um rico legado para Maricá.

A quem sonhou junto com MARAEY: chegou a hora de realizar.

Obrigado, Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo