EducaçãoNotícias de Maricá

Maricá: Problemas na rede municipal de educação se acumulam

Não é de hoje que os problemas na rede municipal de educação estão se acumulando. Há anos que os educadores relatam os problemas à direção, e o próprio sindicato encaminha as demandas à Secretaria de Educação e nada é feito.

Está ficando insustentável para muitos trabalhadores conseguirem se manter devido ao alto volume de trabalho, baixo quadro de trabalhadores, entre outros problemas estruturais como excesso de alunos em salas de aula, tendo que, muitas vezes, duas turmas dividirem a mesma sala de aula. Outro problema relatado é o atraso constante no pagamento de salários e direitos dos trabalhadores das empresas terceirizadas.

Em carta aberta à comunidade escolar de Maricá, o Sindicato dos Profissionais em Educação (SINEDUC) do município exigiu melhores condições de trabalho e um ambiente seguro e adequado para os alunos. “Salas cheias e falta de estrutura física nas escolas sobrecarregam os profissionais da educação e os adoecem, pondo em risco a segurança e o aprendizado adequado dos alunos. Precisamos reduzir o número de alunos em salas de aula e ter um planejamento adequado para suprir as carências causadas pelo impacto da pandemia no desenvolvimento pedagógico dos alunos. Hoje muitas crianças apresentam um desenvolvimento pedagógico aquém para sua idade e ano de escolaridade.” Diz o sindicato em parte da carta.

O SINEDUC defende ainda o fim da terceirização dos serviços nas escolas e realização imediata de concurso público para todos os cargos da educação: merenda, limpeza, portaria, secretaria. Isso devido à falta de respeito das empresas terceirizadas para com esses funcionários, deixando os profissionais sem salários. O sindicato planeja também um ato público para o dia 26 de abril com paralisação das atividades por 24h.

Desde o início da pandemia, o ‘Maricá Info’ vem cobrando da Secretaria de Educação ações para que, quando houvesse o retorno presencial, não existissem tantos problemas. Os anos se pararam e nenhuma escola foi inaugurada, não tendo novas salas de aulas, enquanto a quantidade de alunos aumentou consideravelmente junto com o crescimento da população de Maricá. Faltou planejamento e execução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo