Notícias de São Gonçalo

São Gonçalo inicia desocupação de áreas para construção de Corredor viário de BRS

A implementação do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) em São Gonçalo será iniciada neste mês de abril. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e será executado pelo governo estadual. O município ficou responsável pela desapropriação e desocupação das áreas que serão utilizadas para o corredor viário de BRS.

O Departamento de Fiscalização Urbana (DFU) da Prefeitura, em parceria com a Secretaria de Conservação, iniciará a reiteração de 120 notificações aos responsáveis por construções irregulares ao longo da antiga linha férrea localizados no trecho 2, para que desocupem o local até a próxima semana. Os trabalhos de demolição e desocupação dos espaços começarão em seguida. Tais responsáveis já foram notificados em junho de 2022 e não houve recursos.

A ação será realizada em três trechos do projeto executivo do MUVI: Neves e Porto Velho (trecho 1), do Porto da Madama ao Camarão (trecho 2) e de Estrela do Norte a Trindade, passando pelo Mutondo (trecho 4). Haverá 15 desocupações nos trechos mencionados, com indenização relativa aos bens dos responsáveis. Os imóveis regulares foram desapropriados e seus proprietários serão indenizados pelo município.

O MUVI é o maior investimento em infraestrutura, mobilidade e urbanismo dos últimos anos na cidade de São Gonçalo e faz parte do Pacto RJ, programa de investimentos do Estado. Serão investidos R$262.184.615,51. O projeto prevê a criação de um novo corredor viário, com pistas de BRS e ciclovia, cortando um trecho de 13,58 quilômetros do município, que também receberá uma série de intervenções urbanísticas. O objetivo do projeto é priorizar e modernizar o transporte público coletivo e estimular o uso de bicicletas.

Além disso, o corredor leste-oeste receberá intervenções urbanísticas ao longo de todo o trajeto. Serão criadas praças, áreas de convívio e adequação dos espaços públicos e calçadas. O projeto também inclui a construção de um novo terminal rodoviário em Alcântara.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo