Notícias de Maricá

Circuito Ecológico Caminhos de Maricá fará travessia Espraiado-Tomascar neste sábado (22)

No próximo sábado, dia 22/04, a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Maricá realizará mais uma etapa do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá. O percurso envolve a travessia entre os bairros do Espraiado e Tomascar, localizado no município de Tanguá. O trajeto começa às 8h30 e é considerado pesado, com trechos de subida íngreme, durando aproximadamente seis horas entre ida e volta. As inscrições podem ser feitas a partir de quinta-feira, dia 20/04, às 13h, por meio do link (https://forms.gle/nt528ZrrF5cHZeff9).

Os participantes começarão subindo pelo Vale de São Francisco até o cume do Espraiado e, em seguida, descendo até Tomascar. Nesse vilarejo, há um moinho de farinha de roda d’água construído no século XIX, além de córregos e cachoeiras no trajeto. Para estimular o comércio local, os participantes terão a opção de almoçar no restaurante da Marilene, com custo médio de R$ 25.

O ponto de encontro será na Cachoeira do Espraiado, localizada a cerca de um quilômetro após o ponto final da linha E-06 (Centro x Espraiado), que é um ônibus tarifa zero da Empresa Pública de Transportes (EPT) que sai da Rodoviária do Povo com intervalo de 40 minutos. A recomendação é levar itens como repelente, ao menos dois litros de água, toalha ou canga, lanche, protetor solar, uma muda de roupa extra e medicamentos de uso pessoal, além de vestir roupas leves, boné e calçado com travas. Para mais informações, é possível contatar a Coordenação do Ecoturismo pelo telefone (21) 99744-6410.

Além disso, essa edição contará com um plantio simbólico em comemoração ao Dia Internacional da Terra, com o objetivo de alertar sobre a importância de se viver em harmonia com a natureza e o planeta. Essa data teve início em 1970 nos Estados Unidos, com um fórum ambiental que reuniu 20 milhões de pessoas para protestar contra a poluição, e foi fundamental para a aprovação de leis ambientais pioneiras sobre emissão de gases nocivos e proteção de espécies ameaçadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo