ItaipuaçuNotícias de Maricá

Maricá apresenta projeto para construção de cooperativa de lixo em Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá apresentou um projeto arquitetônico para construção de uma cooperativa de catadores de lixo em Itaipuaçu, por solicitação da empresa Cooper Brasil Recicla, responsável pelo tratamento dos materiais recicláveis e no envio para empresas recicladoras. A iniciativa é da Secretaria de Urbanismo em parceria com a Incubadora de Inovação Social em Tecnologias do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Em janeiro, os arquitetos visitaram o espaço numa área de 439 metros quadrados no loteamento Jardim Atlântico para identificar as necessidades de acordo com a dinâmica necessária para execução do serviço. A sede da cooperativa terá espaço com acessibilidade, que contempla mesa e prensa de separação, pia, armário, sala de administração, estoque, copa, refeitório, acesso para caminhão, três vagas de carro, horta e área de convivência.

Além de fazer o projeto da obra com as especificações técnicas, a Secretaria de Urbanismo também orientou sobre os procedimentos necessários para a legalização do empreendimento.

“Nosso objetivo é proporcionar uma infraestrutura melhor para que eles desenvolvam o trabalho de reciclagem que é fundamental para o meio ambiente. Esse é o primeiro projeto que desenvolvemos nesse molde e estamos estudando a possibilidade de ampliar a atuação da nossa secretaria para desenvolver trabalhos que atendam à comunidade”, destacou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

Laodiceia Silva Basílio, presidente da cooperativa, disse que o projeto urbanístico atendeu às expectativas.

“Vocês tiveram a sensibilidade de traduzir tudo que precisamos. Está lindo”, afirmou Laodiceia. “Vamos ser um exemplo para o estado do Rio de Janeiro e nosso objetivo é futuramente fazer uma grande central de reciclagem em Maricá, por sua localização estratégica ter um grande potencial”, acrescentou o gerente de projeto e gestão ambiental da cooperativa, Miguel Jorge Machado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo