Notícias de MaricáNotícias do Brasil

Emenda que permite o pagamento do Bolsa Família em moeda social é aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (9/5) uma emenda que possibilita o pagamento do programa Bolsa Família em moeda social. A votação ocorreu na comissão mista do relatório da medida provisória do Bolsa Família, que prevê o pagamento de, no mínimo, R$ 600 por família de baixa renda (MP 1164/23).

A medida provisória irá agora para o Senado e, assim que for aprovada, permitirá que as cidades com moeda social possam usar suas moedas para pagar o Bolsa Família.

A emenda incorporada à MP do Bolsa Família é de autoria do deputado Washington Quaquá (PT-RJ). “A proposta, além de contribuir para o desenvolvimento local sustentável, aponta para uma nova oportunidade de ampliação do alcance do Programa Bolsa Família”, afirmou.

É o caso do município de Maricá, localizado na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A cidade conta com uma moeda social chamada Mumbuca, que é amplamente aceita no município e tem paridade de um para um com o real (cada mumbuca equivale a R$ 1).

Ela surgiu a partir do conceito de economia circular, para ajudar a valorizar o comércio e os serviços locais. Cada beneficiário recebe um cartão de débito, com valores em mumbucas para pagar por suas compras. O pagamento é feito pela plataforma digital e-dinheiro.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo