ItaipuaçuNotícias de Maricá

Itaipuaçu: Fazenda Itaocaia promove evento histórico de cura e perdão no dia da Abolição da Escravatura

Em uma ocasião única, que combina história e transformação, a Fazenda Itaocaia, situada em Itaipuaçu, Maricá, com seus quase 400 anos de existência, será o palco da I Grande Roda de Cura e Perdão no dia 13 de maio. Nesta data emblemática, em que o Brasil comemora a Abolição da Escravatura, a fazenda irá acolher um evento inspirador, um ato ecumênico que busca promover a cura emocional e a reconciliação entre as gerações.

A Grande Roda de Cura e Perdão, uma iniciativa cultural da Fazenda Itaocaia, reunirá líderes religiosos diversos, místicos, xamãs e pastores para uma jornada coletiva de cura interior. Dentre os líderes convidados estão o pastor Angelo Paixão, da Igreja Vem Cear, a indígena Carol Potiguara e Bárbara Formiga do Centro Espírito Lar, Fraternidade, Luz e Amor: Pomar da Gratidão, dentre outros. O ponto alto do evento será a xamânica fogueira do perdão, na qual o público poderá participar livremente, colocando papéis ou lenha que representem seus sentimentos, simbolizando a liberação de mágoas e culpas históricas, inclusive.

Ao unir diferentes tradições espirituais e culturais, a Grande Roda de Cura e Perdão proporcionará um espaço de aprendizado, reflexão e transformação. Reconhecendo o passado e enfrentando os desafios vividos pelos escravos, o evento busca promover a compreensão mútua, a cura emocional e a reconciliação, construindo um futuro de harmonia e respeito.

“A Fazenda Itaocaia é um local marcado por uma história rica e cheia de mudanças ao longo dos seus quase quatro séculos de existência. Com a Grande Roda de Cura e Perdão, buscamos honrar o passado, reconhecendo a dor e o sofrimento dos escravos, enquanto promovemos um processo coletivo de cura e reconciliação”, afirmou Adriano dos Santos, proprietário da Fazenda Itaocaia.

Ele declara que a Fazenda Itaocaia se orgulha de sediar este evento inovador, fortalecendo laços comunitários e promovendo o desenvolvimento pessoal e espiritual. A I Grande Roda de Cura e Perdão será uma oportunidade transformadora de reflexão coletiva, ao mesmo tempo em que celebra o progresso em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. A entrada é franca e haverá música ao vivo e serviço de bar após o Ato Ecumênico.

EVENTO: Grande Roda de Cura e Perdão

Data: 13 de maio

Local: Fazenda Itaocaia, Itaipuaçu, Maricá – RJ

Horário: de 19h as 00h

Sobre a Fazenda Itaocaia:

Assim descreveu um dos principais cientistas da história da humanidade, Charles Darwin, sobre a Fazenda Itaocaia, localizada em Itaipuaçu, Maricá: 
“Em torno das casas centrais, estão as cabanas dos pretos, cuja forma e posição regulares me lembraram os desenhos das moradas dos hotentotes do sul da África. Isso talvez evoque para essas pobres pessoas, no meio da escravidão, a casa de seus pais. […] com exceção de uma velha que, ao ser capturada de novo, preferiu se espatifar em pedaços e jogou-se bem do topo da montanha. Fosse ela uma matrona romana, isso seria chamado de patriotismo nobre; como se tratou de uma preta, foi chamado de obstinação brutal.” Charles Darwin foi um naturalista inglês, que foi autor da revolucionária Teoria da Evolução das Espécies. Ele passou por Maricá no dia 8 de abril de 1832, quando a equipe de cientistas parou para o almoço por volta das 12h em “Ithacaia”, na Fazenda Itaocaia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo