Notícias de Maricá

Maricá pode ter malha ferroviária novamente

Após a publicação no Diário Oficial da União, as obras de uma linha de transporte ferroviário de carga em Maricá foram autorizadas. A extensão prevista é de 35 quilômetros e a construção será realizada em parceria com o município de Rio Bonito. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) emitiu a autorização em 10 de maio, e o contrato de exploração terá validade de 99 anos. A implantação dessa ferrovia será um impulso significativo para o desenvolvimento econômico de Maricá, especialmente nos setores industrial e logístico.

A estrada de ferro também terá conexão entre o Porto de Maricá e a malha ferroviária nacional por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), uma das principais do país, que abrange mais de 7.220 quilômetros, conectando sete estados e mais de 250 municípios. A carga a ser transportada será composta principalmente por derivados de petróleo e estará diretamente relacionada ao futuro Terminal de Ponta Negra, não havendo previsão para transporte de passageiros.

O prefeito Fabiano Horta expressou sua comemoração pela decisão da ANTT e destacou os benefícios econômicos que essa conquista trará para o município. Além disso, ele ressaltou a intenção de buscar a extensão do Arco Metropolitano até Ponta Negra, visando a duplicação das atuais RJs 114 e 118, bem como da 106 (Amaral Peixoto). Com essa autorização, Maricá terá a oportunidade de fortalecer sua economia, gerar empregos, promover o crescimento das empresas locais e diversificar as receitas, que não dependerão exclusivamente dos royalties do petróleo.

As obras serão executadas pela empresa DTA Engenharia, responsável também pelo projeto de construção do terminal portuário de Maricá. Com uma composição projetada para 120 vagões e um investimento total de R$ 310 milhões, a empresa deverá finalizar as formalidades nos próximos 30 dias para iniciar a próxima etapa do projeto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Igor Sardinha, destacou que esse anúncio reforça a capacidade de Maricá em se transformar em um futuro próximo em uma cidade com um setor industrial robusto. A existência de um porto, uma ferrovia, uma abundante oferta de gás natural e uma política municipal focada na área do hidrogênio são ativos que Maricá utilizará para impulsionar a geração de emprego e renda em seu parque industrial.

Essa malha ferroviária anunciada terá um papel importante para o futuro do mercado de combustíveis no Brasil, pois contará com uma capacidade logística para importação e exportação no futuro Terminal Ponta Negra. Além disso, ela poderá contribuir para a criação de novas opções de transporte de combustíveis limpos, como o hidrogênio, que está em fase de regulamentação no Brasil e possui projetos em desenvolvimento em Maricá.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo