Notícias de Maricá

Maricá monta esquema de mobilidade e segurança para os shows do fim de semana

A Prefeitura de Maricá implementou um plano especial de segurança e mobilidade para permitir que moradores e turistas desfrutem das comemorações dos 209 anos da cidade, que começam nesta sexta-feira (19/05) em Itaipuaçu. Haverá um reforço nos serviços de patrulhamento, ordenamento e fiscalização, juntamente com alterações nas vias e um aumento na oferta de transporte público.

Esse esquema operacional é resultado da colaboração entre as secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), Guarda Municipal, Trânsito e Engenharia Viária (Sectran), Coordenadoria de Postura dos 3º e 4º distritos e Centro de Operações de Maricá (Comar). A Polícia Militar também estará presente nas áreas de celebração com equipes especializadas.

Segurança

Durante os dias de celebração, de sexta-feira (19/05) a domingo (21/05), a Guarda Municipal estará operando com 148 agentes diariamente nos locais dos eventos, totalizando uma média de 49 agentes por dia. Essas equipes contarão com o auxílio de 15 veículos, incluindo 10 carros, dois quadriciclos, duas motocicletas e uma van. Adicionalmente, 96 vagas serão reservadas para policiais participantes do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), os quais terão o apoio de 15 veículos e nove motocicletas.

“Teremos uma operação com força total e reforço em nosso efetivo. Todos os agentes estarão empenhados e trabalhando em conjunto com outras secretarias com o objetivo de garantir uma celebração pacífica para a população, permitindo que todos desfrutem das festividades com tranquilidade. A integração com as forças de segurança, incluindo a Seop, Guarda Municipal e Polícia Militar, está bem alinhada. Esperamos que seja um fim de semana de diversão e poucos incidentes”, destacou Julio Veras, secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional.

Fechamentos e bloqueios

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) realizará alterações em diversas vias próximas aos locais dos shows. Essas alterações começaram às 7h de sexta-feira (19/05) e irão até a madrugada de segunda-feira (22/05). A Avenida Benvindo Taques Horta (Orla de Itaipuaçu) funcionará em sentido único no trecho entre a Avenida Zumbi dos Palmares e a Rua Dom Pedrito. Essa via será utilizada como retorno para a Rua Oscar Niemeyer, que voltará a se conectar com a Avenida Zumbi dos Palmares.

Na Avenida Beira do Canal, entre a Rua Dom Pedrito e a Rua Nossa Senhora da Aparecida, o acesso será restrito apenas aos moradores da área, à equipe de produção do evento e a pessoas com necessidades especiais, que terão acesso exclusivo na frente do palco. Serão disponibilizadas vagas de estacionamento para pessoas com deficiência próximas ao palco. Para estacionar nessas vagas, os motoristas deverão estar devidamente identificados com um cartão de estacionamento válido.

Além disso, no sábado (20/05), na área do trio elétrico, a Avenida Benvindo Taques Horta será interditada do trecho da Avenida Zumbi dos Palmares até a Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um). Com essa alteração, os motoristas terão que acessar a Rua Antônio Marques Mathias para chegar ao Recanto. É importante ressaltar que áreas de estacionamento serão criadas em todos os trechos onde o sentido único da via for direcionado.

Proibição de garrafas de vidro

A Coordenadoria de Posturas dos 3º e 4º distritos atuará de forma educativa e preventiva para desencorajar o uso de garrafas de vidro, que podem representar riscos para os participantes dos shows. Essa ação contará com a participação de 10 fiscais e mais de 200 apoiadores distribuídos pelos locais das festividades.

De acordo com o decreto nº 469 de 17 de fevereiro de 2020, a venda de bebidas, refrigerantes e similares em garrafas de vidro está proibida em bares, restaurantes e vendedores ambulantes. Cerca de cinco mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras montadas ao longo do evento.

“Essa fiscalização é de extrema importância e tem como objetivo evitar incidentes durante as comemorações dos 209 anos de Maricá. Ao impedir o transporte e a venda de bebidas em recipientes de vidro, aumentamos a segurança de turistas e moradores, reduzindo consideravelmente o risco de acidentes causados por garrafas quebradas”, explicou Dayrlene Costa, coordenadora de Posturas.

Transporte público

A Empresa Pública de Transportes (EPT) aumentará a frota que atende o bairro de Itaipuaçu. Algumas linhas, como E-30 (Recanto x Centro, via Flamengo), E-30A (Recanto x Centro, via Avenida/Vivendas), E-32 (Recanto x Rua 128, via Estrada) e E-32A (Recanto x Rua 128, via Rua 34), terão horários especiais. Na sexta-feira (19/05), serão adicionados 12 ônibus extras nas linhas E-30 e E-30A, além de dois ônibus extras nas linhas E-32 e E-32A.

No sábado (20/05), haverá 58 horários extras, saindo da Rodoviária do Povo (Centro) em direção ao ponto final no Recanto (Itaipuaçu). As linhas E-30 e E-30A seguirão os horários estabelecidos para dias úteis. Além disso, seis ônibus extras serão adicionados, partindo a partir de 0h40, podendo ser antecipados dependendo do término do show. Haverá também nove ônibus extras para agilizar o retorno para casa.

No domingo (21/05), serão disponibilizados mais 30 horários extras de vermelhinhos, saindo da Rodoviária do Povo (Centro) em direção ao Recanto (Itaipuaçu). As linhas E-30 e E-30A seguirão os horários estabelecidos para dias úteis e contarão com mais nove ônibus extras para reforçar as viagens de retorno. Devido às festividades, as estações das bicicletas vermelhinhas de Itaipuaçu estarão indisponíveis até as 22h de domingo (21/05), retornando ao funcionamento normal na segunda-feira (22/05).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo