Notícias de Maricá

Maricá entrega 60 computadores para escolas públicas

Nesta segunda-feira (22/05), a Prefeitura de Maricá realizou a entrega de 60 computadores recondicionados para escolas públicas da cidade. Esses equipamentos foram recuperados pelo projeto da Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, uma iniciativa do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). O presidente do ICTIM, Carlos Senna, também anunciou que serão oferecidas 1.000 vagas para o segundo ciclo de cursos gratuitos de astronomia, astronáutica e robótica, com as inscrições previstas para o segundo semestre.

Os computadores recondicionados foram destinados às seguintes escolas estaduais: Caio Francisco Figueiredo (5 equipamentos), Domício da Gama (5), Dr. João Gomes de Mattos (5), Elisiário Matta (10), Euclydes Paulo da Silva (5), Francisco José do Nascimento (5), CIEP 259 Professora Maria do Amparo Rangel de Souza (5), CIEP 391 Professor Robson Medonça Lôu (5), Professora Cacilda Silva (5) e Darcy Ribeiro (10). A Incubadora realiza a coleta de lixo eletrônico para reutilizá-lo na construção desses computadores, e já recolheu mais de sete toneladas desse material.

O presidente do ICTIM destacou que a Incubadora de Sustentabilidade Robótica levou, das mais variadas formas, a mensagem de reuso, reciclagem e recuperação dos materiais. “Tudo isso se conecta à proposta de dar a destinação correta dos materiais. Trabalhamos para transformar Maricá numa cidade sustentável, com ações efetivas pela preservação da natureza”, disse Senna. Segundo ele, a entrega dos 60 computadores a rede estadual está vinculada ao recolhimento do lixo eletrônico que é feito na cidade. “A ideia é ajudar no fortalecimento da educação do ensino médio, que é de responsabilidade do estado”, acrescentou.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de um computador para Cláudia Cosendey, diretora da Escola Estadual João Gomes de Matos. A cerimônia contou também com a presença do coordenador geral da Diretoria Regional das Baixadas Litorâneas 2, Jorge Paes, representando a Secretaria Estadual de Educação, além do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, secretários municipais, vereadores e membros da diretoria do ICTIM.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo