Notícias de MaricáSaúde

Maricá disponibiliza nova unidade serviço especializado de saúde

Nesta terça-feira, 23 de maio, a Prefeitura de Maricá inaugurou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) Paulo Maurício Meira, localizado na Rua 93, lote 03, quadra 160, em Araçatiba, próximo ao Fórum. O novo SAE foi projetado para atender de forma ampliada pessoas que vivem com HIV/Aids, tuberculose, hanseníase e hepatites virais, oferecendo cuidados especializados à população.

As instalações do SAE foram renovadas e agora contam com uma capacidade maior para atendimento. O espaço está totalmente equipado e possui uma equipe multiprofissional dedicada a fornecer cuidados de qualidade. No local, há seis consultórios destinados a atendimentos diversos, um espaço para testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e uma sala de pré-atendimento, onde cada usuário passa por um acolhimento inicial. Além disso, o SAE possui uma farmácia própria, onde os medicamentos prescritos pelos profissionais durante as consultas são dispensados. Pessoas encaminhadas por outros serviços de saúde, bem como aquelas que buscam atendimento espontaneamente, são atendidas no SAE.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Fabiano Horta destacou a importância desse espaço para os moradores, fortalecendo a atenção à saúde. Ele ressaltou que o novo SAE oferece um conjunto de especialidades vitais para o cotidiano de Maricá, representando um ganho significativo para a saúde e também uma homenagem ao Paulo Maurício Meira, uma figura extraordinária que tinha o dom de cuidar das pessoas. O prefeito saudou a ampliação da proteção da saúde da cidade e o espírito de construção coletiva, que está alinhado com as demandas dos cidadãos e de todos os setores da sociedade.

A secretária de Saúde, Solange Oliveira, afirmou que a nova estrutura do SAE fará diferença e é o resultado de um esforço coletivo para disponibilizar cuidados que promovem qualidade de vida. Ela expressou sua alegria em inaugurar mais um equipamento de saúde e agradeceu ao prefeito pelo apoio na expansão e requalificação da rede de saúde de Maricá. A secretária enfatizou que essa unidade de saúde é uma conquista construída por várias pessoas e agradeceu a todos os parceiros envolvidos. Ela parabenizou o SAE e a Saúde de Maricá.

Além da construção, a autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizou a urbanização da área externa e instalou brinquedos para crianças na entrada, com o objetivo de proporcionar um ambiente mais agradável para os acompanhantes dos pacientes, que muitas vezes enfrentam doenças difíceis de tratar. O presidente da Somar, Guthyerre Alves, projetou que essa iniciativa possa se tornar uma tendência nas futuras unidades.

O secretário de Governo, João Maurício de Freitas, assegurou que estão sendo realizados outros investimentos na área. Ele destacou os compromissos e desafios da cidade, que passou de pequena para uma população de 230 mil habitantes, e ressaltou a construção de serviços para atender essa nova realidade. O secretário afirmou que até o final de 2023, a Atenção Primária terá cobertura de 100%, com unidades essenciais para o dia a dia da população, além de avanços adicionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo