Notícias de MaricáTransporte

Ônibus movido a hidrogênio de Maricá será avaliado por cientistas

Entre os dias 29 e 31 de maio, um protótipo de ônibus movido a hidrogênio será o destaque para especialistas estrangeiros e autoridades do setor de energia que estarão em Maricá, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante o 3º Congresso Brasileiro de Hidrogênio sediado na cidade, os profissionais terão a oportunidade de conhecer os avanços da pesquisa e até mesmo viajar no veículo, que circulará durante o evento. Maricá é uma parceira da COPPE/UFRJ no desenvolvimento de energia limpa e tem como objetivo tornar sua frota de ônibus municipais 100% sustentável até 2034.

O evento contará com a presença de personalidades internacionais, como Laurent Antoni, da Comissão Francesa de Energias Alternativas e Energia Atômica (CEA); Katsuhiko Hirose, responsável pelo desenvolvimento do primeiro veículo híbrido da Toyota; Isabelle Moretti, cientista líder em estudos de hidrogênio na Universidade de Pau, na França; e Carlos Fúnez Guerra, um doutor em engenharia de minas e energia pela Universidad Politécnica de Madrid.

Durante o congresso, serão debatidos temas como transição energética, descarbonização e reindustrialização, com foco no uso do hidrogênio. O prefeito Fabiano Horta destaca que Maricá estabeleceu uma política municipal voltada para a sustentabilidade, incluindo a concessão de benefícios fiscais às empresas que utilizam energia limpa.

“Nossa cidade olha para o futuro, sendo pioneira na adoção de iniciativas para uso do hidrogênio em larga escala”, diz Horta.

No ano de 2018, a Prefeitura de Maricá encomendou à Coppe/UFRJ o desenvolvimento de tecnologia para ônibus elétricos híbridos, utilizando hidrogênio e etanol como base. Essa decisão de investir em pesquisa, em vez de adquirir o produto já pronto, foi impulsionada pelo atual presidente da Finep, Celso Pansera, que na época estava à frente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo