Notícias de Maricá

Representante da Toyota conhece protótipo de ônibus híbrido de Maricá

No segundo dia do 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, a Prefeitura de Maricá apresentou nesta terça-feira (30/05) ao gerente de relações governamentais e assuntos técnicos da Toyota, Gustavo Noronha, o protótipo de um ônibus híbrido elétrico-hidrogênio. O simpósio, organizado em parceria com a Associação Brasileira do Hidrogênio, está programado para encerrar nesta quarta-feira (31/05).

A implementação da tecnologia de ônibus movidos a hidrogênio é parte dos planos da cidade para eliminar completamente a emissão de carbono na frota de transporte coletivo até 2038. O investimento total de R$ 11,5 milhões está sendo direcionado para o desenvolvimento de três veículos sustentáveis pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Esses veículos utilizarão diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e híbrido elétrico-hidrogênio. Atualmente, a cidade já conta com uma frota de 115 ônibus operados pela Empresa Pública de Transporte (EPT) com Tarifa Zero, ou seja, sem custo para a população.

Gustavo Noronha, representante da gigante automobilística japonesa, elogiou o projeto maduro de descarbonização que utiliza o hidrogênio, um combustível de grande importância em nossa matriz energética.

“Foi bom conhecer um projeto que está maduro e ver que existem ações nesse tipo de descarbonização utilizando o hidrogênio, que é um combustível muito importante na nossa matriz, e estamos conseguindo fazer isso no Brasil”, disse Gustavo Noronha.

O representante da gigante automobilística japonesa, também apresentou o Toyota Mirai, o primeiro carro da série do mundo movido a uma célula de hidrogênio.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, ressaltou que a presença da fabricante de automóveis no congresso demonstra o interesse da Prefeitura em ter a Toyota como parceira nesse processo de descarbonização da frota do Tarifa Zero.

“Ter essa possibilidade de troca e uma chance de a Toyota participar desse projeto conosco é formidável. A realização do congresso permitiu que avançássemos das reuniões virtuais para uma reunião presencial, onde estreitamos os laços e viabilizamos a visita deles no nosso protótipo do ônibus. Estamos com boas expectativas e esperamos que em um futuro próximo possamos nos reunir novamente para fazermos algum tipo de anúncio que vai ser importante para a consolidação de tudo isso”, destacou.


O professor Paulo Emílio Valadão Miranda, presidente da Associação Brasileira do Hidrogênio, mencionou que a expertise da empresa japonesa no setor pode colaborar significativamente com Maricá.

“Isso é muito importante porque é viabilizador. É uma empresa internacional que já tem experiência nessa área e uma colaboração nossa com eles já contribui muito para um grande objetivo de Maricá, que é levar essa tecnologia à industrialização”, afirmou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo