Notícias de Maricá

Maricá chama atenção de complexo portuário de Pernambuco

Durante o 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado em Maricá, o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça, teve um encontro com o diretor de Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti.

O objetivo desse encontro foi apresentar as políticas públicas implementadas em Maricá nas áreas de economia solidária e desenvolvimento econômico, que poderiam ser aplicadas na região do complexo portuário em Pernambuco. A conferência foi organizada pela Associação Brasileira do Hidrogênio, em parceria com a Prefeitura de Maricá, e teve início no dia 29 de maio, na Barra de Maricá.

O secretário Adalton Mendonça expressou sua satisfação em saber que uma empresa portuária do Nordeste do Brasil tinha interesse em conhecer as políticas públicas implementadas em Maricá, como o Renda Básica de Cidadania (RBC), Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT) e o Restaurante Municipal, entre outros programas.

É um momento de muita alegria para Maricá servir como exemplo para várias administrações públicas estaduais e federais e agora para uma autoridade portuária. Acho que nasce aí uma nova possibilidade de desenvolvimento ligando público-privado, uma parceria com o Banco Mumbuca, levando a nossa experiência para o desenvolvimento local, que gere empreendedorismo solidário e possibilidade de melhoria de qualidade de vida”, disse.

A reunião aconteceu no estande da Prefeitura, localizado na entrada da estrutura, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá, Igor Sardinha. “Hoje foi o primeiro contato, uma troca de experiências e informações. Ficamos muito felizes quando nosso trabalho serve de inspiração e motivação para outros que desejam superar os mesmos desafios que superamos aqui, através da distribuição de renda e justiça social. Estaremos sempre disponíveis não apenas para o Porto de Suape, mas para todos os municípios que desejam se unir nessa luta”, reforçou.

Ao longo da reunião, Carlos Cavalcanti explicou sobre a estrutura do Porto de Suape e os seus principais desafios de desenvolvimento econômico para estruturar as cerca de 17 mil pessoas que vivem no entorno da região e se encontram em vulnerabilidade social.  “Maricá foi uma surpresa nessa busca de alternativas e perspectivas para o desenvolvimento sustentável e fazer com que essas pessoas que estão em vulnerabilidade possam melhorar as suas condições de vida. Encontramos em Maricá uma fonte de inspiração fantástica”, declarou.


Porto de Suape

O Porto de Suape, oficialmente chamado de Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e integra a administração indireta do Poder Executivo Estadual. Fundado em novembro de 1978, o porto é responsável pela gestão do complexo industrial e portuário, oferecendo uma infraestrutura completa para atividades portuárias e indústrias.

Sua localização estratégica proporciona uma conexão direta com as cidades vizinhas, e cerca de 60% da área total do complexo é composta por ecossistemas como a mata atlântica, mangues e restingas, estando inserida em uma área de preservação ecológica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo