Notícias de Maricá

Maricá: Capivara é resgatada pela Guarda Municipal

Agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental resgataram 154 animais entre janeiro e maio deste ano

Na sexta-feira, 2 de junho, a Guarda Municipal de Maricá realizou o resgate de uma capivara na Estrada Antônio Callado, em Bambuí, próximo a um hortifrúti local. Os agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) avaliaram as condições de saúde do animal, que estava extremamente assustado. A capivara foi levada para a sede da Secretaria de Cidade Sustentável, no Parque Nanci, onde passará por uma avaliação veterinária para receber os cuidados necessários e posteriormente ser solta em seu habitat natural.

O Gedam, composto por equipes especializadas e treinadas em cursos e capacitações, é responsável por resgatar animais em diferentes situações. Roberto de Oliveira, coordenador do Gedam e guarda municipal, destaca a importância de devolver os animais à natureza e aconselha a não manipulação dos mesmos. Desde janeiro até maio deste ano, foram resgatados 154 animais silvestres na cidade.

“Nós resgatamos os animais e os devolvemos ao seu habitat natural quando estão em perfeitas condições de saúde, garantindo um ambiente ecológico e equilibrado. Os animais feridos são encaminhados à Secretaria de Cidade Sustentável para receber os cuidados e serem reintegrados. Os animais silvestres não devem ser manuseados, pois o contato sem a devida avaliação do estado sanitário pode ser prejudicial à saúde”, explicou Oliveira.

A orientação para a população é acionar a Guarda Municipal de Maricá pelos telefones 153 ou (21) 98609-1516 (Disque-Seop) caso flagrem animais silvestres em áreas urbanas ou em situações de risco fora de seu habitat. É recomendado que as pessoas não tentem resgatar, tocar ou espantar esses animais, a fim de garantir a segurança tanto dos bichos quanto dos agentes e moradores.

capivara resgatada b

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo