Notícias de Maricá

Maricá recebe consultor do plano de mobilidade da região metropolitana

Nesta quinta-feira, 1º de junho, a Secretaria de Urbanismo da Prefeitura de Maricá recebeu o consultor do Plano de Mobilidade da Região Metropolitana (PRM 2034 | PlanMob Rio Metrópole), desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Instituto Rio Metrópole. O objetivo do encontro foi promover a troca de ideias e informações relacionadas ao desenvolvimento do Plano de Mobilidade do município.

Essa iniciativa visa engajar as 22 cidades da Região Metropolitana, tornando-as mais eficientes, acessíveis e conectadas. Para alcançar esse objetivo, estão previstas futuras reuniões com a empresa contratada, a fim de identificar as soluções que devem ser implementadas entre esses municípios, levando em consideração suas demandas em relação ao sistema de transporte e mobilidade.

A equipe do Urbanismo teve a oportunidade de compartilhar com a consultoria a experiência adquirida no processo de formulação das estratégias do plano, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos com os municípios que ainda não iniciaram sua elaboração.

A terceira audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana ocorreu em 26 de abril. A empresa de consultoria contratada pela Secretaria de Urbanismo apresentou as propostas elaboradas a partir das sugestões dos gestores públicos e da população. No diagnóstico técnico, foram levantadas as principais questões de melhoria da fluidez do trânsito, padronização das calçadas com acessibilidade, expansão das ciclovias pela cidade, garantia de segurança na travessia de pedestres e resolução do problema de lotação nos ônibus. Na próxima etapa, que será a penúltima, as propostas serão detalhadas com indicações de investimentos e prazos.

O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que busca melhorar as condições de deslocamento no município, promovendo o acesso amplo aos bens e serviços, com prioridade para o transporte coletivo e não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e ações que visam modernizar as infraestruturas e sistemas de transporte, integrando-se aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo