Notícias de Maricá

Enel identifica 228 furtos de energia elétrica em Maricá neste ano

O projeto Energia Legal, implementado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil na semana passada em Maricá, revelou 228 irregularidades na medição de energia em estabelecimentos comerciais e residências. Durante a operação, foram registradas duas ocorrências policiais relacionadas ao consumo irregular de energia, como ligações diretas na rede da distribuidora sem passar pelo medidor e fraude no medidor de energia.

No âmbito do Energia Legal, a Enel ofereceu atendimento móvel a 196 clientes do município para facilitar o acesso aos serviços. Os clientes puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, entre outros serviços. Além disso, foram realizadas 127 negociações de dívidas, permitindo que os clientes regularizassem seus débitos. Nesta edição, a companhia também realizou um sorteio de 25 geladeiras mais eficientes para moradores da cidade, entre os 331 inscritos na iniciativa.

Com o objetivo de combater irregularidades e furtos, o projeto, em sua 45ª edição, identificou aproximadamente 19,9 mil furtos de energia, sendo 92% desses casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais, nas 26 cidades por onde passou desde o final de 2019. A colaboração entre as diversas áreas da empresa em conjunto com a Polícia Civil tem promovido resultados significativos no combate ao furto de energia. Além de otimizar os resultados operacionais, a redução desses incidentes na área de concessão beneficia tanto a empresa quanto os clientes, como afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.

Além de ser um crime punível com até oito anos de reclusão, as ligações irregulares têm impacto negativo na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária, resultando em um maior número de interrupções e, às vezes, dificultando o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%. A prática popularmente conhecida como “gato” representa sérios riscos tanto para aqueles que a realizam quanto para a população em geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação ou fazer uma ligação direta na rede elétrica pode causar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar o furto de energia, é possível acessar o site https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx, usar o aplicativo da Enel Rio ou ligar para 0800 280 0120, sem a necessidade de se identificar.

Fique informado recebendo as notícias de Maricá, Itaipuaçu e Região em nosso grupo no Whatsapp clicando aqui! Lembrando que somente administradores podem publicar no grupo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo