Notícias de Maricá

Caminho de Darwin será o circuito ecológico desta quinta-feira (08) em Maricá

Nesta quinta-feira, dia 8 de junho, a Secretaria de Turismo está promovendo uma trilha pelo Caminho Darwin até a Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, como parte das atividades do Circuito Ecológico Caminhos de Maricá. As inscrições estarão abertas a partir das 13h desta quarta-feira, dia 7 de junho, através do seguinte link: https://forms.gle/vwoVNvdTxqbpSETJA. Crianças de 4 a 12 anos podem participar acompanhadas pelos pais ou responsáveis, sem a necessidade de inscrição.

O percurso, considerado de nível leve pelos organizadores, terá início às 9h e é adequado para todas as idades. A duração total, incluindo ida e volta, será de aproximadamente quatro horas. O ponto de encontro será na subida do Caminho Darwin, em frente ao Rancho do Wallace, localizado em Itaocaia Valey, em Itaipuaçu. Os participantes farão uma caminhada até o Núcleo Darwin e em seguida terão uma visita guiada à Fazenda Itaocaia, onde serão recebidos pela equipe dos guardas-parques do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) para conhecerem os acervos permanentes do local.

Segundo a Secretaria de Turismo, o trajeto é ideal para crianças e para aqueles que estão começando a praticar hiking (caminhada de curta duração em ambientes naturais). O objetivo do projeto é conectar o ecoturismo com a iniciativa privada e as unidades de conservação turísticas.

Durante a visita à Fazenda Itaocaia, os participantes terão a oportunidade de explorar a arquitetura e a história da propriedade através de um Free Walking Tour, uma prática adotada por diversas cidades ao redor do mundo. Nesse tipo de passeio, um guia com amplo conhecimento conta a história do local enquanto conduz os visitantes. Ao final da atividade, é sugerida uma contribuição opcional de qualquer valor, caso os participantes considerem que a experiência valeu a pena. O objetivo desse projeto é estimular a economia das áreas turísticas de forma sustentável.

Recomenda-se que os participantes levem repelente, água, lanche e protetor solar, além de vestirem roupas leves e calçados apropriados. Para obter mais informações, é possível entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Maricá, localizada na Praça Conselheiro Macedo Soares, s/nº, no Centro, ou através do telefone (21) 99744-6410.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo