Itaipuaçu: Quatro casas construídas irregularmente são demolidas
Na última quinta-feira, dia 15 de junho, o Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (GATED) realizou duas operações em Itaipuaçu, resultando na demolição de quatro casas construídas de forma irregular na região. A primeira intervenção ocorreu na Rua Vereador Tuninho do Birinight (antiga 47), onde duas residências foram demolidas. As outras duas edificações estavam localizadas na Rua 72, próxima à Estrada dos Cajueiros. O GATED anunciou que mais operações serão realizadas até que toda a área pública seja desocupada.
Segundo informações fornecidas pelo órgão vinculado à Prefeitura de Maricá, na primeira ação do dia, equipes se dirigiram a uma área ocupada por cerca de 20 imóveis irregulares, abrangendo aproximadamente cinco mil metros quadrados. Duas unidades foram demolidas e sete famílias que residiam no local foram cadastradas para receber acompanhamento no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro.
A segunda ação do dia foi uma continuação da operação ocorrida no dia 5 deste mês. Naquela ocasião, cinco casas foram demolidas em uma área próxima à Rua 72. Nesta segunda intervenção, também na mesma localidade, duas edificações foram demolidas. A área continua a ser fiscalizada pelas equipes municipais.
A operação de quinta-feira contou com a participação das secretarias de Urbanismo, Assistência Social, Habitação e Assentamentos Humanos, além das secretarias de Trânsito e Engenharia Viária, com o apoio da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), Guarda Municipal e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Na área afetada, as famílias não possuíam acesso a água potável e a eletricidade era obtida através de ligações clandestinas. Vale ressaltar que outras moradias na região já passaram por regularização fundiária e recebem melhorias através do programa Habitar Reassentamentos.
O GATED, criado em novembro de 2021 por meio do decreto municipal nº 777, tem realizado fiscalizações com o objetivo de evitar construções irregulares em áreas públicas. Desde 2022, a Prefeitura de Maricá vem intensificando as ações do grupo, que já realizou 12 intervenções no ano passado, incluindo demolições, fiscalizações, remoção de obstáculos e desobstrução de áreas. Além disso, o grupo realiza reuniões ordinárias de planejamento a cada 20 dias. Dentre os bairros visitados estão Itaipuaçu, Spar, Jacoroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado.
O GATED é composto pelas secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Trânsito, Comunicação Social, Habitação e Assentamentos Humanos, Cidade Sustentável e Assistência Social, além da Procuradoria Geral do Município, da autarquia de Serviços de Obras.