Maricá conquista prêmio de mobilidade sustentável por projeto de ‘vermelhinha adaptada’
A Prefeitura de Maricá conquistou o prêmio “Iniciativas públicas em favor da mobilidade sustentável” com seu projeto de bicicletas adaptadas compartilhadas gratuitas, que será implementado na cidade em 2024 pela Empresa Pública de Transportes (EPT). Além dos ônibus e bicicletas compartilhadas já disponíveis gratuitamente na cidade, essa iniciativa municipal busca incentivar a inclusão social, permitindo o acesso também às pessoas com deficiência.
A premiação, promovida pela Plataforma Connected Smart Cities em parceria com a Mobilidade Estadão, do jornal O Estado de São Paulo, ocorreu entre os dias 22/06 e 24/06, no Parque da Mobilidade Urbana (PMU), no Pacaembú, em São Paulo. O evento reuniu mais de três mil visitantes que acompanharam a competição dos 30 melhores projetos públicos e privados do Brasil, todos dedicados a promover a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva.
A programação incluiu 24 painéis de discussão, com mais de 100 palestrantes, além de 70 expositores, apoiadores e patrocinadores que apresentaram soluções, inovações e tecnologias para impulsionar uma mobilidade urbana mais sustentável, inclusiva e disruptiva.
Durante o evento, o presidente da EPT, Celso Haddad, participou do painel “Segurança no trânsito, nas ruas e inclusão”, onde apresentou os resultados da operação dos ônibus vermelhinhos e das bicicletas vermelhinhas, bem como o planejamento de expansão das estações de bicicletas, a disponibilidade de bicicletas para crianças e pessoas com deficiência, e o impacto econômico positivo gerado para a população por meio do programa Tarifa Zero.
Após sua apresentação, Haddad expressou sua satisfação com a conquista do prêmio, destacando o reconhecimento das políticas públicas bem-sucedidas de Maricá na área de mobilidade urbana sustentável e inclusiva.
“Maricá é um exemplo nacional em termos de direito ao transporte para a população. E mais uma vez, a EPT está proporcionando acesso irrestrito às pessoas, oferecendo mobilidade para aqueles com deficiência através das bicicletas adaptadas gratuitas. Isso mostra, mais uma vez, que Maricá está promovendo cidadania para todos. Receber esse prêmio no Parque da Mobilidade Urbana é o resultado do trabalho de toda a equipe da EPT em prol da população de Maricá”, declarou o presidente da EPT.