ItaipuaçuNotícias de Maricá

Maricá segue com operação especial no transporte público e trânsito durante Arraiá de Itaipuaçu

A Prefeitura de Maricá continua com a operação especial de segurança e mobilidade urbana montada para permitir que moradores e turistas desfrutem das celebrações do Arraiá de Maricá, de 7 a 9 de julho, na Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35), em Itaipuaçu.

Durante a segunda semana de festividades em Itaipuaçu, a Guarda Municipal contará com 105 agentes atuando de sexta-feira (7/7) a domingo (9/7). O trabalho das equipes será apoiado por oito viaturas, incluindo seis carros e duas motos. Serão disponibilizadas 124 vagas para policiais militares que participam do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Esses agentes terão o apoio de 17 viaturas e 10 motos. A Polícia Militar também estará presente com equipes especializadas.

Serão feitos fechamentos e bloqueios de vias. A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) fará alterações em várias vias próximas aos locais dos shows, a partir das 13h de sexta-feira (7/7), para atender às necessidades operacionais. O objetivo é que, das 18h até a madrugada de cada dia do Arraiá, todos os fechamentos e desvios estejam em pleno funcionamento, permitindo que moradores e visitantes aproveitem a programação preparada pela Secretaria de Turismo.

Com as mudanças, a Rua Hélio Guapyassú de Sá (antiga 66) terá sentido único em direção à praia, entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35). A Rua 67 terá seu acesso restrito apenas aos moradores, pois será usada para estacionamento de motoristas com necessidades especiais e para aqueles que trabalham na produção do evento.

No trecho entre a Rua Van Lerbergue (antiga 34) e a Rua Governador Leonel Brizola (antiga 35), será proibido o fluxo de veículos em direção à praia na Rua 68. A Rua 69 será usada pelos ônibus vermelhinhos para chegar até a Rua 34. As ruas 78 e 79 estarão interditadas.

Além disso, o sistema viário binário será implementado em trechos específicos de algumas vias entre a Rua 67 e a Rua 70, localizadas nas proximidades da festa. Com essa alteração, a Rua 67 terá sentido único em direção à Rua 36, a Rua 68 em direção à Rua 35, a Rua 69 em direção à Rua 36 e a Rua 70 em direção à Rua 35.

Um total de 63 profissionais da Sectran, incluindo orientadores (15), apoio (40) e agentes de trânsito (8), atuarão no local, auxiliados por cinco viaturas, para garantir a segurança e a fluidez do trânsito, ajudando motoristas e pedestres.

É importante ressaltar que o esquema de trânsito pode ser alterado conforme necessário, de acordo com as observações do setor operacional.

Garrafas de vidro estão proibidas durante o evento, e a Coordenadoria de Posturas dos 3º e 4º distritos estará presente de forma educativa e preventiva para evitar o uso dessas garrafas, que representam riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com 10 fiscais e 480 apoios distribuídos nos locais da festa. Conforme o decreto nº 469 de 17 de fevereiro de 2020, a comercialização de bebidas, refrigerantes e similares em garrafas de vidro por bares, restaurantes e vendedores ambulantes está proibida. Serão disponibilizados cerca de seis mil recipientes de plástico para a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá reforçará a segurança na Orla de Itaipuaçu durante as noites de sexta-feira a domingo, com a atuação de 60 profissionais.

A Empresa Pública de Transportes (EPT) reforçará a frota de ônibus que circula pelo bairro de Itaipuaçu. Linhas como E-30 B (Terminal de Itaipuaçu x Terminal de Maricá), E-31 (Centro x R128 via Cajueiros), E-32 (Recanto x Rua 128, via Estrada) e E-32A (Recanto x Rua 128, via Rua 34) e E34 (Terminal de Itaipuaçu – Circular) contarão com horários extras de sexta-feira a domingo. Os usuários dos ônibus vermelhinhos também terão viagens extras saindo da Rodoviária do Povo (Maricá) em direção aos demais bairros da cidade, durante toda a madrugada e conforme a demanda.

Os pontos de embarque e desembarque após os shows terão alterações, portanto, é importante estar atento. O ponto final das linhas E32, E32A e E35 ficará próximo ao cruzamento da Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga Rua 66) com a Rua Governador Leonel Brizola (antiga Rua 35). O embarque e desembarque das linhas E20, E31 e E34 ficará próximo à Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga Rua 66), entre as Ruas 33 e Van Lerbergue (antiga Rua 34). Servidores da EPT estarão presentes para auxiliar os usuários na chegada e saída do evento.

Aqui estão os horários extras:

Sexta-feira e domingo:

Linha E31: 00h30 / 01h

Linha E32: 00h / 01h

Linha E32A: 00h30

Linha E34: 22h / 22h30 / 23h / 23h30 / 00h / 00h30 / 01h

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo