Pelo futuro de Maricá, estamos juntos por MARAEY
Em meio aos obstáculos, é hora de resiliência e união. A notícia da paralisação cautelar do empreendimento, que recebemos com grande pesar, não representa a nossa desistência. Todo o time de MARAEY segue lutando para que o maior empreendimento turístico-residencial sustentável do Brasil seja realidade. Nosso sonho está vivo, e temos a mesma disposição e compromisso: revolucionar o conceito de turismo e de moradia em Maricá, no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Juntos, atravessaremos esse momento e seguiremos mais fortes. Para isso, contamos com o apoio de cada um de vocês. Para o futuro de Maricá, precisamos estar juntos por MARAEY.
A retomada das obras do empreendimento será o ponto de partida para um novo momento da economia de Maricá, com a geração de 300 vagas diretas na implantação de infraestrutura e outras 12 mil vagas diretas na construção de hotéis, primeiras residências, Centro de Referência Ambiental e universidade – que serão oferecidas, prioritariamente, aos maricaenses; a qualificação da mão de obra local; e um aumento de R$ 1 bilhão em arrecadação anual de impostos com o complexo em funcionamento.
Nosso compromisso com a Comunidade de Pescadores de Zacarias, que conta com o apoio integral de MARAEY, também se mantém. Para o bairro, quando for permitido, daremos sequência ao processo de regularização fundiária, com a entrega dos títulos de propriedade aos moradores. Teremos, ainda, o desenvolvimento de programas de recuperação da pesca artesanal e da cultura familiar de Zacarias, com a construção da Casa do Pescador Artesanal. A urbanização do bairro seguirá padrão idêntico ao do empreendimento e será implantado lá um moderno sistema de tratamento de esgoto com tecnologia terciária que transforma os efluentes em água de reúso, o mesmo sistema de saneamento terciário desenhado para MARAEY.
Junto à responsabilidade econômica, o compromisso ambiental e a conservação do patrimônio natural da região são os motores que nos impulsionam. Para isso, já iniciamos o processo para a criação da segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio de Janeiro e quinta maior do Brasil, que vai garantir preservação integral e perpétua ao ecossistema local; vamos recuperar, com vegetação nativa, 120 hectares de áreas hoje degradadas; teremos a maior ciclovia de um projeto privado no país, com 20 km, que será conectada à malha cicloviária de Maricá para uso de toda a população do município; e vamos construir o Centro de Referência Ambiental (CRA) de MARAEY, que, com a parceria de algumas das mais importantes universidades do país, vai ampliar o conhecimento e a conservação da restinga de Maricá e dos demais ecossistemas da região.
Durante 13 anos, passamos por um longo processo administrativo promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela Prefeitura de Maricá até a obtenção de todas as licenças necessárias ao empreendimento. Ainda, ao longo de todo esse tempo, estivemos em contato constante com a população local, buscando a transparência em relação a todos os aspectos e os passos de implementação do projeto.
Agora, em mais um momento desafiador, é hora de seguirmos juntos para garantir o futuro da cidade que nos acolheu. Um futuro que traz mais sustentabilidade, mais tecnologia, mais empregos, mais turismo, mais renda e, claro, mais esperança.
A quem esteve conosco até agora, nosso mais sincero agradecimento. O apoio de cada um de vocês é fundamental para nós.
Vamos juntos, Maricá. Juntos por MARAEY.