NiteróiNotícias de MaricáSaquarema

Produção de petróleo garante crescimento da economia de Niterói, Maricá e Saquarema

De acordo com o Anuário de Petróleo no Rio 2023, produzido pela Firjan, a região da Bacia de Campos e do Pré-sal está prestes a vivenciar um aumento significativo na produção de petróleo. A operação das novas plataformas já a partir deste ano promete impulsionar o desenvolvimento de Niterói e do estado do Rio nos próximos anos. Estima-se que a produção fluminense alcance a marca de 4,8 milhões de barris por dia até 2030, representando cerca de 90% da produção nacional. Essa perspectiva promissora certamente trará impactos positivos para a região e seu crescimento econômico.

– O levantamento do Anuário traz boas perspectivas e um melhor posicionamento do Rio de Janeiro e do país, com o aumento da produção, gerando desenvolvimento socioeconômico – disse o vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. A Federação das Indústrias acredita que este mercado será capaz de gerar mais de 17 mil postos de trabalho. E destaca os benefícios gerados pelos royalties e participação dos municípios na receita do petróleo, recebidos por cidades como Niterói, Maricá e Saquarema, entre outras.

O Anuário de Petróleo no Rio 2023, produzido pela Firjan, é uma publicação abrangente que mapeia o mercado do petróleo, não apenas no Rio de Janeiro, mas também no Brasil e no mundo. Este anuário oferece uma variedade de perspectivas sobre o setor, apresentando dados dinâmicos por meio de um Painel Interativo. Uma das novidades é o Mapa do Petróleo no Rio, que utiliza uma ferramenta de geolocalização para fornecer informações precisas sobre a localização e a atividade no setor.

Além disso, o Anuário introduz o Guia das Participações Especiais, que destaca as principais informações relacionadas à arrecadação de royalties e participações especiais nos municípios e no estado fluminense. Essa seção oferece uma visão abrangente das contribuições financeiras relacionadas ao setor do petróleo.

O Anuário de Petróleo no Rio 2023 também inclui artigos escritos pela Firjan, SENAI, SESI e parceiros estratégicos, como EPE, Petrobras, PRIO, IBP, ANP e Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro (Seenemar). Essa colaboração entre diferentes entidades traz uma variedade de perspectivas e conhecimentos especializados para enriquecer a compreensão do setor petrolífero e suas implicações para a região.

A Firjan conduziu uma análise intitulada “Petróleo: uma fonte de riquezas para o país a partir do litoral fluminense”, que avalia o impacto socioeconômico do mercado de petróleo no Rio de Janeiro na geração de receitas em todo o país por meio da distribuição de recursos das participações governamentais. Essa análise também destaca os efeitos nas cadeias produtivas e na arrecadação de tributos, além da capacidade de criação de mais de 17 mil empregos até 2028, relacionados à operação das novas plataformas que iniciarão a produção no período de 2023 a 2028.

A Firjan também enfatiza a importância do mercado de petróleo como uma fonte de energia para o futuro, apresentando uma análise do atual posicionamento das empresas petrolíferas no contexto da transição energética e suas diversas estratégias de descarbonização. Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, afirma: “Para sustentar o crescimento da produção em 50% até 2030 e a transição energética, são fundamentais investimentos em pesquisa, inovação e a expansão do trabalho para novas áreas e frentes”.

Por sua vez, a Petrobras, em seu artigo, destaca o sucesso da parceria da empresa com o estado do Rio, enfatizando seus ativos no estado, investimentos e projetos incluídos em seu Plano Estratégico 2023-2027, que também abrange iniciativas relacionadas a novas energias. A EPE (Empresa de Pesquisa Energética) apresenta o contexto do planejamento energético nacional sob uma perspectiva focada na descarbonização e transição energética.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo