Sanemar realiza reunião para finalização da obra do emissário submarino na Barra de Maricá
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) promoveu uma reunião na quinta-feira, 20 de julho, com representantes das empresas ConstruVerde e Wale, membros da equipe técnico-operacional, para coordenar as próximas etapas das obras de finalização da rede de esgotamento sanitário no Centro. O objetivo é tornar operacional o emissário submarino da Barra.
Essas empresas foram as vencedoras da licitação do Programa de Saneamento Ambiental (PSAM), um recurso destinado a Maricá pela Petrobrás como compensação ambiental pela construção do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Atualmente, a Sanemar está realizando o esgotamento contínuo dessa rede inacabada durante 24 horas por dia. Com a conclusão das obras, esse problema será resolvido na região central de Maricá, possibilitando a operação do emissário submarino da Barra.
Roberta Cardoso, diretora responsável pelo setor Técnico Operacional da Sanemar, explicou: “Com a conclusão das obras, esse problema será resolvido aqui no Centro, para colocar o emissário em carga”.
Além de finalizar a rede de esgotamento na região central de Maricá, a obra conectará esse sistema ao emissário, que já está pronto para entrar em operação.
“A ordem de início para as obras já foi dada pelo Estado e temos um termo de cooperação assinado para fiscalizar esse progresso, porque a obra pronta será entregue à Sanemar para realizar as operações”, afirmou a presidente da Sanemar, Rita Rocha.
É importante destacar que os emissários submarinos são sistemas projetados para lançar efluentes no meio marinho, afastando-os da costa e aproveitando a capacidade de depuração do oceano devido ao seu grande volume de água. Ressalta-se que esses efluentes passam por um rigoroso processo de tratamento antes de serem liberados no mar.